LGBT

A 1ª vez que um marido de chefe de Estado posa ao lado de primeiras-damas em foto oficial da OTAN

Ao lado de nomes como Melania Trump e Brigitte Macron, Gauthier Destenay fez história e mostrou que a visibilidade importa.

26/05/2017 12:05 -03 | Atualizado 26/05/2017 19:18 -03
Hannah Mckay / Reuters
Ao lado de nomes como Melania Trump, Brigitte Macron e a rainha Mathilde, da Bélgica, Gauthier Destenay fez história e mostrou que a visibilidade importa.

Algo realmente importante aconteceu na última reunião da OTAN, em Bruxelas, na última quinta-feira (25).

Enquanto os chefes de Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte se reuniam para discutir sobre questões financeiras e estratégias contra o terrorismo, o que realmente chamou atenção dos cidadãos ao redor do mundo foi esta imagem:

Hannah Mckay / Reuters
France's first lady Brigitte Trogneux, Turkey's first lady Emine Erdogan, Luxembourg's Gauthier Destenay, U.S. first lady Melania Trump, Slovenia's Mojca Stropnik, Queen Mathilde of Belgium, Iceland's Thora Margret Baldvinsdottir, Norway's Ingrid Schulerud - Stoltenberg, Bulgaria's Desislava Radeva and Belgium's Amelie Derbaudrenghien pose for a group picture at the Royal Castle of Laeken in Brussels, May 25, 2017. REUTERS/Hannah Mckay

Sabe porquê?

Nela, Gauthier Destenay, o marido do primeiro ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, juntou-se às primeiras-damas dos líderes internacionais para uma foto oficial do encontro.

Gauthier Destenay posou sorrindo em meio a Emine Erdogan e Melania Trump após um dia de passeio na companhia das primeiras-damas.

Foi a primeira vez que isto aconteceu e representa um grande passo para o reconhecimento dos direitos da população LGBT!

Arquiteto de formação, Destenay e Bettel estão juntos desde 2010.

Os dois formaram o primeiro casal gay do país ao oficializaram a união logo após que o casamento de pessoas entre o mesmo sexo foi aprovado por lei em Luxemburgo, no ano de 2015.

Francois Lenoir / Reuters

Esta não é a primeira vez, contudo, que um homem posa para a foto oficial das primeiras-damas em um evento da OTAN.

Em 2009, Joachim Sauer, marido de Angela Merkel, acompanhou a chanceler alemã no evento.

LEIA MAIS:

- 'Todas e todos por um Estado laico' é o que quer a Parada do Orgulho LGBT de SP 2017
- Como a Secretaria de Educação de SP está combatendo o preconceito de gênero nas escolas
- Casal lésbico é protagonista de comercial do Dia dos Namorados da Natura

Casamento gay é aprovado e os EUA comemoram