ENTRETENIMENTO

7 músicas que mostram a força que o grunge ganhou com Chris Cornell

Cantor e compositor morreu na madrugada desta quarta-feira (17), após um show em Denver, nos Estados Unidos.

18/05/2017 12:23 -03 | Atualizado 18/05/2017 15:51 -03
Getty Images
Segundo o site britânico NME, a última música que Cornell cantou no palco foi Slaves & Bulldozers (do álbum Badmotorfinger, 1991).

"Repentina e inesperada". Foi assim que o assessor Brian Bumbery resumiu a notícia da morte de Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, Audioslave e The Temple Of The Dog, que abalou o mundo da música nesta quinta-feira (18). A declaração foi dada à CNN. Cornell tinha 52 anos e estava em Detroit, no estado norte-americano de Michigan, onde fez um show com Soundgarden na última quarta-feira (17).

A família pediu privacidade e a causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada. Segundo informações do canal americano 4 WDIV, também de Detroit, uma fonte teria informado que a mulher de Cornell ligou para um dos integrantes da banda para ver como o cantor estava. E foi nesse momento que a porta do quarto do hotel em que ele estava foi arrombada e Chris foi encontrado no banheiro. Segundo a fonte, o cantor teria cometido suicídio por enforcamento.

O show em Denver

"In my time of dying, I want nobody to mourn

All I want for you to do is take my body home"

O último show do Soundgarden com Chris Cornell como vocalista aconteceu na última quarta (17) e os trechos acima são da música gospel In My Time Of Dying, que já ganhou versão com Bob Dylan mas ganhou fama com Led Zeppelin.

Segundo o site britânico NME e relatos de fãs da banda que foram ao show nas redes sociais, a última música que Cornell cantou no palco foi Slaves & Bulldozers (do álbum Badmotorfinger, 1991). Durante a música, ele fez uma mescla com o refrão de In My Time of Dying. Assista ao vídeo do momento no show:

A banda se apresentou no Fox Theatre, em Detroit, no estado norte-americano de Michigan, em noite de ingressos esgotados, segundo a CNN. Mas não é novidade para o Soundgarden tocar In My Time of Dying em seus shows. Porém, após a notícia da morte do cantor, a performance ganhou novos significados.

Nesta quinta (18), Cornell participaria do festival Rock the Range, em Columbus, também nos EUA. Assim que a notícia da morte foi divulgada, músicos, artistas e lendas do rock se manifestaram nas redes sociais. Jimmy Page, do Led Zepellin, escreveu em seu Twitter:

(Muitas notícias tristes sobre Chris Cornell hoje. O mundo, sua família, e amigos perdem um grande talento. Descanse em paz)

(Chocado e triste pela morte repentina de Chris Cornell. Um cantor e compositos incríveis e um homem muito amado.)

(Fiquei chocado com a notícia da morte de Chris Cornell ontem à noite. Um artista brilhante em tantos níveis. Eu estou chocado. Meus pêsames a toda a família).

Um garoto de Seatle

Michael Hurcomb via Getty Images

Christopher John Boyle nasceu e foi criado em Seattle, nos EUA, em 20 de julho de 1964. A cidade é considerada o "berço do grunge" e, talvez por isso, Cornell se tornou um dos principais nomes do movimento, formando o Soundgarden ao lado do guitarrista Kim Thyail e do baixista Hiro Yamamoto, em 1984 -- enquanto bandas como Alice in Chains, Nirvana e Pearl Jam ainda iriam ganhar notoriedade.

Nos anos 1990, nasceu o Audioslave, com integrantes do Rage Against the Machine (Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk). Já em 2007, ele se concentrou em carreira solo que foi do pop rock ao acústico antes de anunciar a volta do Soundgarden, em 2010.

A banda fez seu último show no Brasil no Lollapalooza de 2014.

Segundo Mauro Ferreira, do G1, "Cornell está associado ao grunge, mas é redutor enquadrá-lo somente nessa geração e nesse movimento. Aprendiz de pianista na infância, Cornell foi baterista de banda juvenil, Jonas Street Band, antes de priorizar o toque da guitarra."

Para lembrar como Chris construiu um legado, separamos 7 músicas que mostram a força que o grunge ganhou ao ter Chris Cornell.

1. Hunger Strike, Temple Of The Dog

2. Black Hole Sun, Soundgarden

3. Say Hello To Heaven, Temple Of The Dog

4. Fell On Black Days, Soundgarden

5. Outshined, Soundgarden

6. Pretty Noose, Soundgarden

7. Show Me How To Live, Audioslave

"Say hello to heaven", Chris. 😢
ATUALIZAÇÃO:
Segundo informações da Associated Press, foi divulgado o resultado da autópsia de Cris Cornell. De acordo com o legista, o cantor morreu em decorrência de um "suicídio por enforcamento".

LEIA MAIS:

- 5 músicas de Belchior para amar e mudar as coisas que mais interessam

- Os segredos das canções 'literárias' de Dylan estão desvendados neste livro

22 filmes que contam a história de astros da música