POLÍTICA

Líder de ocupação em escola, Ana Júlia vai se filiar ao PT

Anúncio foi feito pelo ex-presidente Lula após depoimento ao juiz Sérgio Moro.

10/05/2017 21:46 -03 | Atualizado 10/05/2017 21:46 -03
Montagem / Youtube / Ricardo Stuckert
Líder de ocupação em escola no Paraná, Ana Júlia Pinheiro vai se filiar ao PT.

"Nós não estamos lá por baderna, nós não estamos lá de brincadeira. Nós estamos lá por um ideal. Estamos lá porque a gente acredita no futuro do nosso País".

A frase foi dita no discurso feito pela estudante Ana Júlia Ribeiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, em outuro do ano passado, na época das ocupações nas escolas contra o teto de gastos e a reforma do Ensino Médio.

A fala da menina que tinha 16 anos sobre a legitimidade do movimento ganhou repercussão nacional. Mais de mil colégios foram ocupados por estudantes na época.

De quem é a escola? A quem a escola pertence? É um insulto a nós, que estamos lá, nos dedicando, procurando motivação todos os dias, sermos chamados de doutrinados. É um insulto aos estudantes, aos professores.

Quando fez o discurso, Ana era aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães (Cesmag), em Curitiba (PR).

A estudante decidiu seguir no caminho da política e irá se filiar ao PT. O anúncio foi feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (9), após depoimento, na capital paranaense, ao juiz Sérgio Moro.

Após cinco hora de audiência, o petista falou na praça Santos Andrade para uma plateia de cerca de 5.000 pessoas, segundo a Polícia Militar do Paraná.

Ana Júlia subiu ao palco e fez um discurso emocionado, em defesa da educação. Disse que Lula foi "quem mais construiu universidades nesse país". "Educação não é gasto. Educação é investimento", respondeu o ex-presidente.

'Escolas de Luta': Retratos das ocupações que sacudiram o Brasil

LEIA MAIS:

- 'Escola ideal é a que forma cidadãos preocupados com o País', diz Ana Julia

- 'De quem é a escola?': Estudante de 16 anos dá aula sobre ocupações a deputados no Paraná