NOTÍCIAS

Entre 'A Despedida' e 'Comeback': O simbolismo do ator Nelson Xavier na televisão brasileira

Premiado no Festival de Gramado com sua última produção nas telonas, Nelson voltará aos cinemas no final de maio. Morte do ator deixa saudades.

10/05/2017 12:46 -03 | Atualizado 10/05/2017 14:51 -03
Divulgação/TV Globo
Nelson Xavier é protagonista de um novo filme que será lançado no fim de maio.

Ator presente em dezenas de produções para a televisão, o cinema e o teatro, Nelson Xavier morreu aos 75 anos em Uberlândia (MG), na noite da última terça-feira (9), em decorrência de um câncer.

A filha do ator, Tereza Villela Xavier, fez um post em sua página no Facebook para falar da perda do pai.

Na mensagem, ela diz que Nelson virou um planeta, pois "estrela ele já era".

Em décadas de carreira, Nelson Xavier participou de produções marcantes como Lampião e Maria Bonita (1982), além das novelas como Renascer (1993), Joia Rara (2013) e Babilônia (2015), seu último trabalho na televisão.

Mas, talvez, a grande surpresa de sua carreira tenha sido interpretar o medium Chico Xavier. O papel foi capaz de impactar a forma como Nelson enxergava a vida. Antes completamente cético, ao estudar sobre a vida da personagem, ele passou a considerar a existência da vida após a morte.

No final deste mês, outro trabalho poderá ser adicionado ao seu currículo.

O ator é o protagonista de Comeback: um matador nunca se aposenta, filme com previsão de lançamento para 25 de maio, dirigido por Érico Rassi.

No drama, Nelson dá vida a Amador, ex-pistoleiro que enfrenta a solidão colecionando recortes de jornal sobre os seus antigos crimes.

Antes de Comeback, Nelson recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado, em 2014, por seu papel no filme A Despedida, o último trabalho nos cinemas até então.

Na página oficial do filme, a equipe prestou homenagem ao ator: "Nosso coração está em luto. Nelson muito obrigado pelo seu talento e presença em nossas telas e vidas."

LEIA MAIS:

- Psicografia? Relator pró-impeachment faz citação de Chico Xavier
- 6 motivos pelos quais 'Babilônia' promete ser a melhor novela depois de Avenida Brasil

Cartões para lidar com o luto