NOTÍCIAS

Estes são os 7 canais no YouTube que vão te ajudar a se preparar para o Enem 2017

Videoaulas podem turbinar suas chances de conseguir uma boa nota no exame. Veja alguns canais que vão te ajudar nesta empreitada.

07/05/2017 16:22 -03 | Atualizado 08/05/2017 18:20 -03
Reprodução/YouTube
De forma didática e divertida, o professor de biologia Paulo Jubilut disponibiliza um acervo completo de videoaulas para facilitar a sua vida. 

Faltam seis meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 e todos sabem que cada hora estudada vale muito para um bom resultado nas provas, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro.

Na preparação para o Enem, qualquer ajuda conta - ainda mais se vier de videoaulas bem didáticas e acessíveis para todos. Nisto, entra em cena as centenas de milhares de aulas disponíveis no YouTube.

Na plataforma, é possível encontrar diversos canais exclusivos para educação. Mas como utilizá-los da melhor forma possível?

Segundo o João Luís Machado, professor de História e responsável pelo projeto Zoom Poliedro, do sistema de ensino Poliedro, o estudante precisa ter foco nesta reta final e respeitar um cronograma de estudos diante de uma meta. "Ir bem nestas provas vai exigir do aluno, principalmente, organização, determinação e disciplina", diz o professor do Poliedro.

Para otimizar os estudos, Machado sugere traçar um roteiro, que pode ser organizado pelo próprio aluno ou com ajuda da escola. "Se você tem mais dificuldades em geografia, reserve mais tempo do que reservaria em outra matéria que compreendo mais", explica.

O ideal, continua o professor, é revisar o conteúdo das aulas do dia, aproveitando enquanto o tema ainda está fresco. Depois de descansar e se alimentar corretamente - etapas fundamentais para uma rotina de estudos saudável - o estudante pode procurar as videoaulas para tirar dúvidas e consolidar o aprendizado.

"Se você teve aula de equação de segundo grau naquele dia, por exemplo, busque esse tema no YouTube e assim vai", diz João Luís, acrescentando que o estudante deve destinar ao menos três horas por dia para os estudos, além da sala de aula.

O YouTube pode ser uma ótima ferramenta de apoio para o aluno, uma vez que tem diversos canais com didáticas diferentes. O estudante pode optar por vídeos mais curtos, mais avançados, com diferentes linguagens, animações e professores que tenham distintas abordagens do mesmo tema. "O aluno vai selecionar o vídeo que seja mais fácil para ele entender", acrescenta João.

O consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, Vinícius Beltrão, ressalva cuidado com informações que você acessa. Com uma quantidade imensa de conteúdo, o aluno pode seguir canais que invocam informações enviesadas e, em vez de aprender o conteúdo e formar uma opinião, ele apenas a replica, o que pode minar as chances de pontuar no exame, principalmente em matérias de humanas, como história, filosofia e na redação

"O aluno precisa se expressar e não reproduzir um único ponto de vista. Principalmente assuntos ligados a direitos humanos e crises no Brasil e no mundo", opina Beltrão. "O estudante precisa ir além dos estudos, ler diferentes jornais, revistas e sites. Expandir as opiniões."

Para ajudar nesta empreitada, o HuffPost Brasil enumerou 7 canais do YouTube que podem ser verdadeiros aliados para seus estudos para o Enem. Veja abaixo:

YouTube EDU

O próprio YouTube tem um canal exclusiva para educação. A plataforma seleciona mensalmente conteúdos relevantes e avaliados por outros profissionais, o que o torna confiável. "O vídeo passa por um processo de avaliação e seleção e precisa ter qualidade tanto em imagem quanto de conteúdo", ressalta João Luís, do Poliedro.

Me Salva!

No ar desde 2010, a plataforma de ensino oferece cursos preparatórios para o Enem, vestibulares e concursos, além de reforço escolar para esses exames. O diferencial do canal é que ele é feito por estudantes, que utilizam linguagens de fácil compreensão e exercícios e simulados para estudar on e offline.

Oficina do Estudante

Seguir canais de escolas e cursinhos preparatórios pode ser uma boa opção. Com professores das próprias instituições, colégios e sistemas de ensino como Oficina do Estudante, Sistema Poliedro e SAS Plataforma de Educação oferecem videoaulas para quem quer estudar para o Enem e vestibular.

Descomplica

Um dos canais de educação mais conhecidos, o Descomplica possui mais de 20 mil aulas gravadas e aulas ao vivo pela manhã e à noite, além de monitoria online, correção de redação e disponibilizar todas as matérias do ensino médio. O canal é pago, mas tem algumas videoaulas gratuitas.

Aulalivre.net

Com aulas preparatórias para o vestibular e Enem, o canal também oferece exercícios e apostilas gratuitas.

Aula De

Desenvolvido por um grupo de professores com objetivo de democratizar o conhecimento, o AulaDe disponibiliza de forma gratuita conteúdos do ensino médio, Enem, vestibulares e concursos.

Biologia Total com Prof. Jubilut

O professor de biologia mais famoso nas redes sociais tem um canal com conteúdos de biologia exclusivos para vestibulandos. De forma didática e divertida,

Inscrições

Começam nesta segunda-feira (8), a partir das 10h, as inscrições para o Enem. Elas devem ser feitas pela internet, no site do Enem até às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa do exame este ano é R$ 82.

LEIA MAIS:

- Além da inscrição de R$ 82, outras 3 mudanças que tornam o Enem mais difícil

- Educação financeira chega às salas de aula em mais de 3 mil escolas públicas

Professora mostra como tirar nota máxima no Enem