ENTRETENIMENTO

8 coisas que talvez você não saiba sobre Jack Nicholson, o novo oitentão de Hollywood

Ator que acaba de completar 80 anos é recordista de indicações ao Oscar.

22/04/2017 13:13 -03 | Atualizado 22/04/2017 13:27 -03
- via Getty Images
Jack Nicholson recebeu sua primeira indicação ao Oscar por seu trabalho em 'Sem Destino' (1969), de Dennis Hopper.

Um dos nomes mais famosos e respeitados de Hollywood, o ator, diretor e produtor Jack Nicholson se torna neste sábado (22) o novo octagenário do showbiz americano.

Premiado com três estatuetas do Oscar ao logo da carreira (nas categorias Ator e Ator Coadjuvante), o astro já protagonizou mais de 70 longas-metragens.

Ele é considerado um dos melhores atores de sua geração e coleciona papéis dirigidos pelos mais importantes cineastas da história recente – de Dennis Hooper a Roman Polanski, passando por Michelangelo Antonioni e Elia Kazan.

Para celebrar o aniversário do artista que já brilhou em filmes de suspense, comédia, drama, além de adaptação de histórias em quadrinhos, compilamos a seguir 8 curiosidades de sua trajetória.

Será que elas são novidade para você? Vida longa a Nicholson!

1. Uma insólita história de família.

Jack Robinson via Getty Images
Retrato de Jack Nicholson feito pelo fotógrafo Jack Robinsonem 1970.

Jack Nicholson foi abandonado pelos pai e cresceu em Nova York acreditando que seus avó, Ethel May Nicholson, era sua verdadeira. Sua mãe mãe verdadeira, June Frances Nicholson, engravidou na adolescência de um homem casado e ficou longe de Nicholson durante os primeiros anos. O ator acreditava que ela era sua irmã mais velha. Nicholson só soube de toda a verdade em 1974, por meio de uma reportagem da revista Time. Nesta época, tanto sua mãe quanto sua avó já tinham morrido.

2. Histórico de casos amorosos, digamos, confuso.

Ron Galella, Ltd. via Getty Images
Jack Nicholson e a atriz Anjelica Huston ficaram juntos durante 17 anos.

Nicholson é pai de 5 filhos, com 3 mulheres diferentes. No entanto, ele só se casou uma vez, com a atriz Sandra Knight – o casamento durou 6 anos. O relacionamento mais duradouro do astro foi com a atriz Anjelica Huston (a icônica Morticia Addams) – foram 17 anos juntos. O casal se separou quando Huston descobriu que a Rebecca Broussard estava grávida do ator.

3. Recorde de indicações ao Oscar.

Não tem pra ninguém. Jack Nicholson é o astro de Hollywood com com mais indicações ao Oscar: são 12 no total. Ele esta a frente de atores como Lourence Oliver (10 indicações), Paul Newmann (9 indicações) e Marlon Brando (8 indicações). Dessas indicações, o artista levou para casa três estatuetas. Ele venceu o Oscar de Melhor Ator por Um Estranho no Ninho (1975) e por Melhor é Impossível (1997). E foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Laços de Ternura (1983).

4. Cachê de US$ 60 milhões pelo vilão Coringa.

É isso mesmo o que você leu aqui em cima. O ator recebeu 60 milhões de dólares para viver Coringa no filme Batman (1989), de Tim Burton. Sua versão do icônico vilão é considerada pelos fãs de quadrinhos como uma das melhores apresentadas no telão até hoje. O cachê astronômico foi por conta do chamado acordo de back end, no qual atores exigem uma porcentagem da renda do filme nas bilheterias. Nicholson foi um dos primeiros astros de Hollywood a se dar muito bem nesse tipo de contrato devido ao sucesso do longa de Tim Burton.

5. Seus óculos escuros são proteção e não charme.

É fato que as sobrancelhas arqueadas e os óculos escuros são as marcas registradas de Jack Nicholson. Mas se engana quem acha que o acessório tem como objetivo dar um toque de charme ao visual do astro. Na verdade, Nicholson tem uma severa miopia e usa óculos de sol com prescrição médica mesmo em ambientes fechados. Sobre o acessório, o astro já chegou a declarar: "Com meus óculos de sol, sou Jack Nicholson. Sem eles, sou um gordo de 70 anos".

6. A cena mais conhecida de Nicholson no cinema é fruto de improviso.

Em dado momento da trama de O Iluminado (1980), o personagem Jack Torrence, em um rompante de loucura, quebra a porta do banheiro com um machado, enfia o rosto entre as frestas e grita:"Aqui está o Johnny!". A cena que marcaria a história do cinema mundial não estava descrita dessa forma no roteiro. Na verdade, Nicholson teve a grande sacada de disparar no set o bordão de Johnny Carson (1925-2005), famoso apresentador do talk show The Tonight Show, nos EUA.

7. Nicholson se divertiu à beça em Antes de Partir

Primeiro trabalho ao lado de Morgan Freeman, Antes de Partir é um dos filmes mais simpáticos da extensa carreira de Nicholson. A diversão que se vê na trama também ocorreu nos bastidores do filme. Tanto o diretor do longa, Rob Reiner, quanto Freeman sugeriram, separadamente, que o ator inteepretasse o personagem Edward Cole. Para dar vida aos personagens, a dupla de protagonistas usou experiências de vida bem particulares. Da parte de Nicholson, houve improvisos de diálogos e situações de cena baseados em sua própria ida ao hospital. O ator também optou por raspar a cabeça de verdade no filme e sugeriu que o personagem, assim como ele, usasse com frequência óculos de sol.

8. Ele estava aposentado, mas não está mais (e nem doente).

Para tristeza dos fãs, em janeiro deste ano, o ator Peter Fonda afirmou em entrevista ao jornal inglês The Sun que Nicholson não voltaria mais a filmar. "Eu acho que ele está basicamente aposentado", disse o também amigo do astro. A notícia gerou especulações sobre a saúde de Nicholson. No entanto, os boatos de que ele sofreria do mal de Alzheimer foram desmentidos por amigos e familiares. Já em fevereiro, a informação sobre a aposentadoria do ator tomou o rumo contrário. Segundo a Variety, o ator vai voltar às telonas para um remake em língua inglesa do filme alemão Toni Erdmann, que foi indicado ao Oscar este ano. . O último trabalho de Nicholson foi no longa Como Você Sabe (2010), comédia na qual atuou com Reese Witherspoon.

FELIZ ANIVERSÁRIO, JACK!

22 filmes que contam a história de astros da música