COMPORTAMENTO

Então é POR ISSO que os homens nunca abotoam o segundo botão do paletó

Relaxem, caras.

17/04/2017 16:20 -03 | Atualizado 19/04/2017 17:10 -03

É uma regra de estilo bem documentada que o segundo botão de um paletó de dois botões nunca deve estar abotoado. É considerado correto abotoar o de cima quando de pé, mas jamais o de baixo.

Barcroft Media via Getty Images

Então, se ninguém deve usá-lo, por que ele existe?

Como é o caso de muitas curiosidades da moda, a explicação estaria na história. Diz a lenda que o rei Eduardo VII, da Inglaterra – um rei de vários apetitesengordou demais e, por isso, teve de parar de abotoar o botão de baixo. Para não deixá-lo constrangido, os outros começaram a fazer o mesmo. A tradição pegou.

Outras teorias incluem dândis que queriam mostrar várias camadas de roupa, o conforto na hora de montar cavalos e o estilo predileto de um clube exclusivo da escola inglesa Eton. Mas o diretor de moda da revista de moda GQ diz que acredita mais na teoria eduardiana, indicando que "nada é mais esquisito que a etiqueta da corte".

Hoje em dia, os paletós masculinos têm dois ou três botões, embora alguns modelos tenham um só. Para modelos com três botões, vale a regra do "às vezes, sempre, nunca", ou seja, às vezes abotoar o de cima, sempre o do meio e nunca o de baixo. Em um paletó com dois botões, você sempre deve usar o botão de cima e nunca o de baixo.

Eduardo VII pode ter sido a verdadeira inspiração ou então ser apenas de uma lenda conveniente, mas os ternos modernos são cortados para usar com o botão inferior aberto – se ele estiver abotoado o paletó vai ficar e parecer apertado.

"Isso cria uma tensão no paletó que parece restritiva", disse ao The Huffington Post Clive Dilnot, professor de Design da universidade nova-iorquina The New School.

Muitos homens preferem deixar o paletó completamente desabotoado, diz Dilnot. No manual oficial da moda, é aceitável abrir todos os botões antes de se sentar, para evitar repuxadas no tecido, diz o site de moda masculina Black Lapel.

Ah, que conforto. Obrigado, rei Edu!

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Estes são os 'corpos ideais' dos homens em 19 países diferentes

- Descobrimos os segredos que fazem de Idris Elba um verdadeiro rei da moda

Você usaria esta coleção de roupa dos Minions?