MULHERES

Para Silvio Santos, não é papel de Sheherazade falar de política, mas 'continuar com sua beleza'

Com um tom que para muitos foi considerado irônico, Silvio Santos repreendeu a jornalista no Trófeu Imprensa 2017.

10/04/2017 15:13 -03 | Atualizado 11/04/2017 18:25 -03
Reprodução/Youtube
Com um tom que para muitos foi considerado irônico, Silvio Santos repreendeu a jornalista em meio a premiação Trófeu Imprensa 2017.

"Que corpo de mocinha, hein, Sheherazade?"

Esta foi a primeira frase que o apresentador Silvio Santos, de 86 anos, utilizou para recepcionar a apresentadora e jornalista Rachel Sheherazade no prêmio Troféu Imprensa 2017, do SBT. A jornalista recebeu o trófeu internet na premiação do último domingo (9).

Com um tom que para muitos foi considerado irônico, Silvio Santos repreendeu a jornalista na premiação com a justificativa de que ela não havia sido contratada para opinar sobre política, mas por ser bonita. O "patrão" ainda deixou claro que a função da jornalista era "apenas ler notícias":

"Silvio: - Já estou negociando com a nova dupla de apresentadores... A Dilma e o Fernando Collor.

Rachel Sheherazade: - Eles vão apresentar da onde? Da cadeia?

Silvio: - Mas você não consegue falar nada sem se meter em política ein...

Rachel Sheherazade: - Eu estava quietinha. Você que me provocou.[...] Eu gosto de acompanhar a política porque ela determina o nosso futuro. Tem que entender um pouco.

Silvio: - Você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi para você não fazer mais. Porque não pode, né. Você foi contratada para ler notícias, não para dar sua opinião. Se você quiser fazer política, compra uma estação de televisão e vai fazer por sua conta."

A jornalista respondeu:

"Rachel Sheherazade: - Quando você me chamou, você me chamou para opinar...

Silvio: - Não. Eu te chamei para você continuar com a sua beleza e com a sua voz para ler as notícias do teleprompter..."

Depois, Santos questionou se o noivo da jornalista se sentia a vontade com suas aparições na televisão:

"Rachel Sheherazade: - Coloca um jornal opinativo para mim e para o Danilo.

Silvio: - Eu te chamei para dizer que você está mais jovem. Ouvi que você tentou namorar o Danilo, mas ele não te deu bola..

Rachel Sheherazade: - Não! [risadas]

Silvio: - Mas agora parece que você tá de namorado novo, né?

Rachel Sheherazade: - Eu tô noiva.

Silvio: - E o seu noivo deiva trabalhar na televisão? Ou ele é ciumento? [...]"

Assista ao vídeo:

Rachel Sheherazade é conhecida por seus comentários polêmicos sobre política e feminismo. Em 2014, ela chamou antenção do público ao defender um grupo de justiceiros que amarrou e torturou um jovem em um poste.

Na época, o Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública contra o SBT pelas declarações.

Nas redes sociais, a postura de Silvio Santos durante a premiação incomodou algumas pessoas que consideraram que a jornalista havia sido assediada pelo apresentador.

Para eles, não houve ironia, mas sim, um grande constrangimento para a jornalista:

Na mesma noite, o apresentador Danilo Gentilli também foi premiado e, novamente, foi repreendido por suas opiniões durante o programa.

Silvio Santos, no entanto, não fez maiores comentários sobre o apresentador, mas afirmou que ele precisava parar de opinar para não "complicar" a situação.

"Depois não é você que recebe reclamação, sou eu. E eles falam 'Manda embora'. Mas não dá, o auditório gosta de vocês. [...] A dor de cabeça é minha", comentou Silvio.

Assista ao vídeo:

A jornalista usou o seu Twitter para se posicionar sobre o caso. Em uma postagem, ela deu a entender que o público não havia entendido a irônia no diálogo com Silvio Santos.

18 livros para entender mais sobre feminismo e direitos das mulheres