ENTRETENIMENTO

Após treta entre Amazon e Doria, quem sai ganhando é o leitor

Empresa oferece download gratuito de livro digital depois de campanha polêmica.

29/03/2017 17:51 -03 | Atualizado 30/03/2017 01:44 -03

A Amazon Brasil anunciou nesta quarta-feira (29) que está oferecendo o download gratuito de um livro digital a qualquer brasileiro com acesso à internet.

Ao que tudo indica, a campanha batizada de #AmamosSP surgiu como resposta ao pedido do prefeito de São Paulo, João Doria.

Na última segunda (27), a empresa lançou uma campanha de divulgação do leitor digital Kindle com um comercial que mostra trechos de livros projetados em muros da cidade de São Paulo cujos grafites foram apagados pela ação Cidade Linda, criada por Doria.

"Cobriram a cidade de cinza?", questiona o vídeo. Na sequência, aparecem citações de obras como 50 Tons de Cinza, Harry Potter e a Pedra Filosofal, 1894, entre outros. O encerramento é feito com a seguinte frase: "A gente cobriu a cinza de histórias".

Veja abaixo:

A campanha gerou controvérsia nas redes sociais. Muitas pessoas elogiaram a ação da Amazon e outras reprovaram o consideraram uma crítica ao programa da prefeitura.

Após a repercussão do vídeo, Doria publicou em seu Facebook uma mensagem direcionada à multinacional na qual pede a doação de livros e computadores para a capital paulista.

No registro, ele fala:

Já que a Amazon gosta tanto de São Paulo, gosta tanto do Brasil, ajude a nossa cidade. Ajude a quem precisa. Se vocês gostam realmente, doem livros para as bibliotecas, doem computadores para as escolas públicas municipais.

A tréplica da Amazon veio com um novo vídeo em que ela oferece o download gratuito de um livro para qualquer leitor - mesmo sem porte de um Kindle. Além do dispositivo, é possível ler o e-book escolhido no computador, tablet ou smartphone.

No vídeo, a empresa também anuncia: "Vamos doar centenas de dispositivos Kindle para instituições que promovem cultura e educação (fiquem ligados)".

Assista aqui.

Para efetuar o download, basta acessar a página especial da Amazon, fazer login (ou criar uma conta) e pegar o livro digital. São 36 livros disponíveis para escolha do leitor.

Entre as obras estão clássicos como Laranja Mecânica, O Jardim Secreto, O Planeta dos Macacos, O Pequeno Príncipe e 2001: Uma Odisséia no Espaço.

LEIA MAIS:

- Afinal, João Doria pode privatizar o Bilhete Único?

- De Lula a Doria: Romero Britto presenteia prefeito de São Paulo com releitura de obra dada a ex-presidente

Os livros prediletos de João Doria (PSDB)