NOTÍCIAS

Trump assinará ordem que revoga leis climáticas de Obama

A intenção é relançar a indústria do carbono nos EUA e criar milhares de empregos.

28/03/2017 13:43 -03 | Atualizado 28/03/2017 13:57 -03
Carlos Barria / Reuters
Trump revoga leis contra aquecimento global de Obama.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a sancionar uma ordem executiva que anulará quase todos os esforços de uma década do seu antecessor, Barack Obama, na proteção do meio ambiente e na prevenção do aquecimento global.

De acordo com a Casa Branca, a ordem de Trump terá como objetivo "relançar a indústria do carbono para aumentar a independência energética" dos EUA e "recriar milhares de postos de trabalho perdidos em minas com as restrições impostas por Obama".

O amplo decreto de Trump que será assinado nas próximas horas promove as indústrias do ramo do petróleo, carvão e gás natural do país.

Além de revogar ordens de Obama que davam destaque para o meio ambiente na elaboração de políticas de esfera federal, a ordem de Trump permite que agências federais identifiquem qualquer ação que possa atrapalhar a produção ou uso de recursos de energia.

A medida de Trump já recebeu críticas de vários ativistas e líderes políticos, entre eles o ex-secretário-geral das Nações Unidas e Nobel da Paz, Kofi Annan.

Em Bruxelas, o ex-secretário disse que Trump "perderá" no tema ambiental, "porque o mundo caminha para outra parte".

Leia mais notícias na ANSA

LEIA MAIS:

- Republicanos impõem derrota a Trump, e 'Obamacare' será mantido

- Crimes de ódio contra muçulmanos avançam nos Estados Unidos