ENTRETENIMENTO

Disney bate o pé e Malásia decide exibir 'A Bela e a Fera' sem cortar 'cena gay'

O Conselho de Censura de Cinema da Malásia havia pedido ao estúdio para cortar a cena anunciada como "exclusivamente gay".

22/03/2017 09:32 -03 | Atualizado 22/03/2017 10:16 -03
Divulgação/Disney
O Conselho de Censura de Cinema da Malásia havia pedido ao estúdio para cortar a cena anunciada como "exclusivamente gay"

A batalha da Malásia contra a Disney teve um final feliz. O estúdio informou que o live-action "A Bela e a Fera" vai ser exibido sem cortes no país asiático.

O Conselho de Censura de Cinema da Malásia havia pedido ao estúdio para cortar a cena anunciada como "exclusivamente gay", protagonizada pelo personagem LeFou (Josh Gad), ajudante de Gaston (Luke Evans).

Na Malásia, a homossexualidade é condenada sob o sistema judicial e religioso. As punições preveem chicoteamento e até prisão.

O país asiático argumentou em seu pedido que personagens gays poderiam ser retratados desde que se arrependessem de sua orientação sexual ou que tivessem um fim trágico na trama, como a morte. A Disney, porém, recusou o pedido de corte.

Sem mais detalhes sobre o acordo, a Disney anunciou ontem à noite (21) que o filme será transmitido sem cortes a partir do dia 30 de março. "A Bela e a Fera confirmada para estreia em 30 de março sem cortes. Retuíte e fique ansioso", tuitou a distribuidora de filmes da Malásia Golden Screen Cinemas após a decisão.

A tentativa de censura da Malásia aconteceu uma semana depois que a Rússia declarou que o filme é impróprio para menores de 16 anos por causa da "cena gay".

Para quem está por fora da polêmica, no início de março, o diretor do filme Bill Condon revelou que o live-action do clássico de 1991 aborda a homossexualidade do personagem LeFou. "LeFou é alguém que em um dia quer ser Gaston e no outro quer beijar Gaston", disse Condon em entrevista à revista Attitude.

A declaração bastou para países intolerantes à causa gay reagirem contra o filme e pedirem a censura da "cena gay".

Criança e cachorro como a Bela e a Fera