ENTRETENIMENTO

De volta ao Festival de Cannes: Kleber Mendonça Filho presidirá júri da Semana da Crítica

17/03/2017 10:47 BRT | Atualizado 17/03/2017 11:04 BRT
Getty Images
Kleber Mendonça Filho ao lado de Sonia Braga, protagonista do filme 'Aquarius'.

Kleber Mendonça Filho vai voltar a Cannes em 2017, dessa vez, para presidir a 56ª edição da Semana da Crítica, que ocorre em paralelo ao festival e premia filmes de diretores com carreiras promissoras.

O anúncio foi feito pelos organizadores nesta quinta-feira (16).

No ano passado, o cineasta pernambucano esteve na competição pela Palma de Ouro com Aquarius, protagonizado por Sonia Braga. Aplaudido no festival, o longa teve exibição marcada por protestos do elenco contra o governo do presidente Michel Temer.

O filme perdeu o prêmio para Eu, Daniel Blake, de Ken Loach.

Diretor dos premiados Recife Frio, Vinil Verde e O Som ao Redor, Mendonça Filho sucederá a britânica Andrea Arnold, diretora de American Honey.

Completam o júri: Diana Bustamante Escobar, produtora do Festival de Cartagena, na Colômbia, o jornalista americano Eric Kohn, redator-chefe do site Indiewire, Hania Mroué, diretora do Cine Metropolis no Líbano, além do ator franco-canadense Niels Schneider.

A bancada presidida pelo pernambucano entregará o Grande Prêmio a um dos sete longas em competição, além dos prêmios Revelação e Discovery, voltados para produções em curta-metragem.

A lista de selecionados será anunciada no final de abril.

Vale lembrar que o Grande Prêmio já revelou no passado cineastas como Werner Herzog, Guillermo del Toro, Lars von Trier e Alejandro González Iñárritu.

O 70º Festival de Cannes acontecerá entre 17 e 28 de maio. O júri principal será presidido pelo diretor Pedro Almodóvar.

As maiores vilãs: Como estão as atrizes hoje