ENTRETENIMENTO

Yoko Ono quer ouvir brasileiras vítimas de abuso para mostra em SP

'O Céu Ainda é Azul, Você Sabe...' chega ao Instituto Tomie Ohtake em abril.

09/03/2017 16:20 -03 | Atualizado 09/03/2017 17:10 -03

Engajada na luta feminista, Yoko Ono pede que brasileiras enviem depoimentos sobre abusos e fotos dos olhos para mostra que chega a São Paulo, no dia 1º de abril.

O conteúdo deve ser enviado por WhatsApp para (11) 989006773 ou por e-mail para estamosemergindo@gmail.com.

Leia o pedido da artista, divulgado pelo ao Instituto Tomie Ohtake, que sediará a exposição:

EMERGIR

uma chamada

Mulheres brasileiras de todas as idades: vocês estão convidadas a enviar um depoimento sobre algum abuso sofrido por ser uma mulher.

Escreva seu depoimento em suas próprias palavras e descreva-o da melhor forma que encontrar. Você pode assinar seu nome, se quiser, mas não use seu nome completo.

Envie uma fotografia de seus olhos e o depoimento sobre o abuso. A fotografia de seus olhos junto com o texto serão expostos na minha instalação emergir, de 1 de abril a 28 de maio, no Instituto Tomie Ohtake.

Espero muito que participem.

Yoko Ono

março, 2017

A exposição

Intitulada O Céu Ainda é Azul, Você Sabe..., a mostra reúne 65 "instruções" da artista nipo-americana, pioneira na dissolução das fronteiras tradicionais entre a obra e o público.

Grande parte dos obras apresentados convida o espectador para participação ativa.

São filmes, objetos, instalações e gravações sonoras que dão um panorama da visão poética e crítica de Yoko no decorrer de sua produção – iniciada no final da década de 1950, seguindo até os dias atuais.

Entre os destaques da exposição está a primeira obra de instrução de Yoko: Lighting Piece (Peça de Acender, 1955), "acenda um fósforo e assista até que se apague".

O público também poderá ver dois filmes que contam com John Lennon na concepção: Estupro (77 min., 1969), do qual foi codiretor, e Liberdade (1 min., 1970), cuja trilha sonora leva assinatura do músico assassinado em 1980.

Com curadoria do islandês Gunnar B. Kvaran, amigo de Yoko, e Paulo Miyada, do Instituto Tomie Ohtake, a mostra O Céu Ainda é Azul, Você Sabe... fica em cartaz entre os dias 1º de abril e 28 de maio, de terça a domingo, das 11h às 20h.

Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Às terças-feiras a entrada gratuita. Crianças até 10 anos, cadeirantes e deficientes físicos têm entrada gratuita todos os dias da exposição.

27 ideias de tatuagens feministas