ENTRETENIMENTO

Após confirmação de personagem gay, Rússia compra briga contra 'A Bela e a Fera'

Ator que interpreta LeFou defendeu filme em entrevista à People.

07/03/2017 16:13 BRT | Atualizado 07/03/2017 16:31 BRT

A poucos dias de estrear nos cinemas, A Bela e a Fera encontrou um inimigo pelo caminho: a Rússia.

A briga começou quando Bill Condon revelou que a produção terá a primeira cena "exclusivamente gay" da história dos estúdios Disney, protagonizada por LeFou, que nutre certo flerte pelo antagonista Gaston (Luke Evans).

Assim que a notícia se espalhou, o legislador russo Vitaly Milonov enviou um pedido oficial para o ministro da Cultura, Vladmir Medinsky, que solicitava o veto da produção no país por apresentar uma "propaganda explícita e sem vergonha de relações sexuais pervertidas e pecaminosas".

Nesta semana, a ameaça de boicote do filme foi dissipada com uma decisão também polêmica: A Bela e a Fera será exibido no país sob classificação indicativa restrita, apenas para maiores de 16 anos.

Sendo assim, a adaptação de um conto de fadas infantil não será vista pelas crianças do país, público-alvo da produção.

Vale lembrar que a homossexualidade foi descriminalizada na Rússia em 1993.

Mas, desde 2013, é ilegal dar discutir o assunto com menores de idade no país. A lei "antigay" assinada pelo presidente russo Vladimir Putin à época proíbe a "propaganda" de relações sexuais "não-tradicionais".

Jeffrey Mayer via Getty Images
Josh Gad falou à People sobre a polêmica em torno de seu personagem em 'A Bela e a Fera'.

Em entrevista à People, o ator Josh Gad comentou a polêmica em torno da sexualidade de seu personagem no filme.

Acho que já falamos tudo o que era necessário sobre isso, incluindo as pessoas que ainda não viram o filme e já fizeram julgamentos. O que eu vou dizer é que esse filme é de inclusão, que tem algo a oferecer para todo mundo. Há temas nele que eu realmente acho muito importantes e provavelmente o mais importante é: nunca julgue um livro pela sua capa.

A Bela e a Fera é uma superprodução que reúne grande elenco: Luke Evans (Gaston), Emma Watson (Bela), Dan Stevens (Fera), Emma Thompson (Sra. Potts), Kevin Kline (Maurice), Ian McKellen (Cogsworth), Gugu Mbatha-Raw (Plumette), Ewan McGregor (Lumiere) e Stanley Tucci (piano falante).

No player abaixo você acompanha o clipe da nova versão da música-tema - vencedora Oscar de Canção Original em 1992 - interpretada desta vez por Ariana Grande e John Legend.

A estreia e A Bela e a Fera nos cinemas está marcado para o dia 16 de março.

Artista faz versões reais de princesas e príncipes Disney