ENTRETENIMENTO

A promoção de uma livraria para o Dia da Mulher que exclui livros de exatas, idiomas e tecnologia

Mulheres terão 50% de desconto em livros selecionados pela rede Saraiva.

06/03/2017 18:32 -03 | Atualizado 07/03/2017 17:24 -03

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora na próxima quarta-feira (8), a Saraiva lançou uma promoção especial: a Semana da Mulher Saraiva.

Reprodução/Saraiva

A ação concede 50% de desconto às mulheres nas compras de livros feitas na quarta (8) tanto no site quanto nas lojas físicas da rede espalhadas por todo o Brasil.

Para obter o desconto na loja virtual é necessário realizar um cadastro na página da Saraiva até terça (7) às 23h59. O cupom de desconto será enviado na Dia da Mulher (e será válido somente em compras online no mesmo dia).

A empresa dividiu os títulos da promoção nas seguintes categorias: mulheres com atitude, mamães, românticas, de negócios, que se cuidam, organizadas, fashionistas, geeks, religiosas, que gostam de dançar, conectadas, que curtem boa música, que fizeram história e cinéfilas.

A ação especial da rede de livrarias foi recebida com comemoração pelas clientes:

Após a notícia se espalhar nas redes sociais, a jornalista Rafaela Marques resolveu checar a promoção mais de perto. E constatou que nas categorias apresentadas não há títulos das áreas de contabilidade, tecnologia e medicina, por exemplo.

No Facebook, ela postou a seguinte observação:

"A Saraiva vai dar 50% de desconto para mulheres no Dia da Mulher!"

- Ebaaaaa!

"Os livros foram divididos nas categorias femininas: com atitude, românticas, que se cuidam, fashionistas, religiosas, que gostam de dançar, que fizeram história, mamães, de negócios, organizadas, geeks, conectadas, que curtem boa música ou que amam filme com pipoca."

- Hum?

"O desconto não é válido para as áreas de Contabilidade, Ciências Biológicas, Exatas, Curso de Idiomas, Didáticos, Direito, Engenharia, Tecnologia, Informática e Medicina".

- Ah, tá. Porque aquele upgrade nas vendas é obviamente bem-vindo, mas vender livro sobre Tecnologia ou Direito para mulheres não faz nenhum sentido. Elas só se interessam por fashionismo mesmo...

Nos comentários do post, outras mulheres ficaram surpresas com ausência de títulos.

No Twitter, outras mulheres também fizeram observações sobre a impossibilidade de comprar títulos fora das categorias de "produtos especialmente selecionados" pela Saraiva para a Semana da Mulher.

O HuffPost Brasil tentou entrar em contato para saber o posicionamento Saraiva sobre a repercussão da promoção Semana da Mulher, mas não obteve sucesso.

ATUALIZAÇÃO:

Após a repercussão, a Saraiva enviou um comunicado ao HuffPost Brasil em que não comenta o episódio ou a reclamação dos consumidores nas redes sociais. Apenas informou quais são as categorias que farão parte da promoção e disse que "A Saraiva ainda espalhou pelos Ninhos de Livros [pequenas bibliotecas colaborativas em São Paulo e Rio de Janeiro], obras de autoras inspiradoras e também títulos sobre personalidades femininas que fizeram, e fazem, história."

Leia a resposta na íntegra:

A Saraiva informa que as categorias que farão parte da ação que a empresa desenvolverá, exclusivamente no dia 08 de março, oferecendo 50% de desconto em livros para todas as mulheres são: Administração, Agropecuária, Artes, Autoajuda, Ciência Humanas e Sociais, Economia, Esoterismo, Espiritualismo, Esportes e Lazer, Gastronomia, Geografia e História, Linguística, Literatura Estrangeira, Literatura Infantojuvenil, Literatura Nacional, Psicologia, Religião, Turismo, Livros Digitais de todas as mesmas categorias anteriormente citadas e toda a categoria de Livros Importados. Ao todo, serão disponibilizados com 50% de desconto mais de 200 mil títulos.

Como usufruir do desconto de 50%:

Em lojas físicas: basta as clientes irem até uma das unidades da rede no dia 08 de março.

Pelo e-commerce: as mulheres já cadastradas como clientes do website, que autorizam o recebimento de e-mails da Saraiva, receberão, por e-mail, no dia 08 de março, um cupom de 50% de desconto para utilização. Para as que ainda não são, é possível fazer o cadastro até às 23h59 do dia 07/03/2017.

Esta inciativa faz parte da série de ações que a Saraiva desenvolve dentro de sua plataforma #LerFazBem de incentivo à leitura. A Saraiva ainda espalhou pelos Ninhos de Livros [pequenas bibliotecas colaborativas em São Paulo e Rio de Janeiro], obras de autoras inspiradoras e também títulos sobre personalidades femininas que fizeram, e fazem, história.

28 homens famosos que se dizem feministas