VIRAL

Por que nos emocionamos tanto com a homenagem ao professor Luis Jarcovis

No seu último dia de aula, este professor de escola pública em São Paulo foi surpreendido pelo carinho dos alunos em um "corredor de aplauso".

01/03/2017 15:35 -03 | Atualizado 03/03/2017 08:51 -03
Reprodução/Facebook
Professor é surpreendido com um "corredor de aplausos" em seu último dia de aula.

Eles são referências, inspirações, pais e amigos. Dedicam grande parte dos seus dias a compartilhar conhecimento e afeto. São personagens fundamentais na trajetória de quem cruza seus caminhos e na memória de cada estudante sempre há um professor especial.

Luiz Antônio Jarcovis, 64, dava aula de ciências há 11 anos na Escola Estadual Almirante Custódio José de Mello, localizada na zona leste de São Paulo. Só de carreira em salas de aula, o professor completou 31 na última sexta-feira (24).

Quando jovem, Jarcovis caminhava cerca de 5km até a escola. Filho de agricultores, ele lembra com carinho que seus pais eram anafalbetos, mas incentivavam os estudos dos filhos. Anos mais tarde, depois de enfrentar um processo burocrático, Jarcovis conseguiu se aposentar. E o dia da despedida vai ficar marcado em seu coração.

Ao final do turno de aulas, a diretora Mônica Matta convidou os alunos do 6º e 7º ano para se despedirem do professor. Em entrevista ao HuffPost Brasil, ela conta que a intenção era apenas recepcionar o professor no corredor, mas o entusiasmo dos alunos foi tão grande que surpreendeu a todos.

Cerca de 350 crianças encheram o professor de aplausos como agradecimento pelas aulas compartilhadas. O vídeo desse momento emocionante viralizou.

Mônica Matta é diretora da escola desde 2013. Ela conta que o prof. Luiz sempre foi muito gentil e educado com todos da instituição de ensino.

"Ele é o exemplo daquele professor simpático. Foi muito emocionante, ele realmente não esperava encontrar todo mundo disposto a se despedir dele. Quando eu dei a notícia aos alunos, alguns se queixaram de que ele não seria o professor no ano seguinte e eu tive que acalmá-los explicando sobre a aposentadoria. As crianças surpreenderam porque elas não se contentaram em aplaudir. Elas gritaram, abraçaram e pediram para tirar fotos com o professor."

Em entrevista ao G1, o professor não escondeu a emoção na hora de falar sobre a surpresa.

"Foi muito emocionante. Sabia que eles gostavam de mim, mas nunca esperaria algo do tipo. Deixou uma certeza de que eu fiz a minha parte. Sempre vou fazer a minha parte. É o que eu sempre falei para eles (alunos) em sala de aula: cada um tem de fazer a sua parte."

E se hoje ele tem a certeza de que conseguiu ajudar os seus alunos, é porquê também em sua trajetória contou com profissionais que acreditavam em seus sonhos. Um dos seus professores chegou ajudar financeiramento Jarcovis.

"O nome dele era Edson Souto Ramos. Ele me incentivou demais. Quando estava fazendo o exame de admissão para o antigo ginásio, ele pagou o meu curso e meu material didático. Me emprestou livros. Acabei me espelhando nele para me tornar professor", compartilhou em entrevista.

Para a diretora Mônica Matta, a repercussão da homenagem serve como um exemplo de respeito a todos os educadores.

Ela conta ao HuffPost Brasil que costuma trabalhar com diveros tipos de profissionais, uns mais sérios, outros mais bricalhões, mas todos envolvidos em se doar para cada atividade da escola.

"Depois do vídeo, fiquei pensando em como é forte essa relação construída entre alunos e professores. A divulgação do vídeo fez muita gente lembrar daquele professor especial que marcou os anos de colégio. Mas não é só para crianças e adolescentes, mas os adultos também. Eu trabalho em salas de aula há muito tempo e sei que esse elo do respeito e identificação é criado entre eles. Muitos dos problemas que surgem para o aluno, ele costuma confiar a um professor, seja algo pessoal ou na escola. E isso é porque eles se identificam com essas pessoas."

Professora mostra como tirar nota máxima no Enem