ENTRETENIMENTO

Aqui está a explicação da Academia para a confusão na entrega do Oscar de 'Melhor Filme'

Certamente a 'gafe' na entrega do Oscar de 'Melhor Filme' ficará marcada na história da premiação.

28/02/2017 18:44 -03 | Atualizado 28/02/2017 19:24 -03
Mike Blake / Reuters
O apresentador Warren Beatty segura o evelope contendo o Oscar de 'Melhor Ator'

Certamente a 'gafe' na entrega do Oscar de 'Melhor Filme' ficará marcada na história da premiação.

A Academia de Hollywood, responsável pelo evento, divulgou na noite de segunda-feira (27) um comunicado sobre a troca de envelopes no anúncio de 'Melhor Filme', que resultou em uma confusão: o prêmio foi entregue a La La Land quando, na verdade, era para Moonlight.

Lucy Nicholson / Reuters

A nota diz que a Academia lamenta "profundamente os erros cometivos durante a apresentação" e pede desculpas a todo o elenco e equipe de ambos os filmes, aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas presentes, artistas, e fãs do mundo inteiro que acompanharam a cerimônia.

Lucy Nicholson / Reuters

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

"Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar de ontem à noite.

Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de "La La Land" e "Moonlight", cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias.

Para todos os envolvidos - incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro - pedimos desculpas.

Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC [empresa de auditoria] o tratamento do processo crítico de tabulação, incluindo a entrega precisa dos resultados. A PwC assumiu total responsabilidade pelas violações dos protocolos estabelecidos que ocorreram durante a cerimônia.

Passamos a noite passada e hoje investigamos as circunstâncias e determinaremos quais ações são apropriadas para o futuro. Estamos firmemente empenhados em defender a integridade do Oscar e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas."

A empresa PricewaterhouseCoopers, responsável pela produção, entrega e distribuição dos envelopes da cerimônia, também divulgou um pedido de desculpas e esclarecimento.

A nota cita nominalmente que o funcionário Brian Cullinan era o responsável pela entrega do envelope a Warren Beatty e que ele será responsabilizado tanto pela entrega errada do envelope quanto pela demora em corrigir o erro (foram mais de dois minutos entre o anúncio errado e o esclarecimento).

Segundo a empresa, Cullinan entregou a Warren Beatty o envelope errado, mas ainda não sabe dizer por qual motivo.

Lucy Nicholson / Reuters

O último prêmio antes de 'Melhor Filme', foi o de 'Melhor Atriz', em que Emma Stone, protagonista de La La Land - Cantando Estações, saiu vitoriosa.

E foi exatamente este envelope que caiu nas mãos de Beatty.

Lucy Nicholson / Reuters

Sem perceber que era o envelope errado, o apresentador e sua colega Faye Dunaway ficaram confusos, mas acabaram divulgando o resultado que não era o verdadeiro.

E o que você já sabe aconteceu: diretores, produtores e o elenco de La La Land subiram ao palco e quase terminaram de fazer seus discursos de agradecimento, até que...

Três minutos antes do anúncio, Brian Cullinan publicou uma foto de Emma Stone nos bastidores em seu Twitter.

A informação foi revelada pelo jornal "Wall Street Journal", em reportagem que indica que o funcionário poderia estar distraído na rede social no momento crucial que originou o anúncio errado.

A reportagem diz que ele também estava postando outras fotos de bastidores no Twitter durante a premiação. As postagens foram apagadas posteriormente.

Cullinan compartilhou a imagem de Emma ás 02h05 da madrugada, pelo horário de Brasília, e Faye Dunaway e Warren Beatye estavam programados para entrar no palco e apresentar o Oscar de 'Melhor Filme' ás 02h08.

Reprodução/Twitter

Em um texto escrito para o HuffPost US meses antes da cerimônia, Cullinan disse que ele, e sua companheira de trabalho, Martha Ruiz, são os responsáveis pelos envelopes durante toda a cerimônia e "não saem do palco durante o evento -- nem mesmo para ir ao banheiro".

No texto, curiosamente, ele também comentou exatamente sobre a possibilidade de um erro como o que aconteceu.

"Nós somos tão focados no que fazemos que não percebemos o tempo passando", disse.

Cullinan também contou ao HuffPost US dias antes da premiação que seria muito "desagradável" para um dos apresentadores caso anunciassem o vencedor errado.

A PricewaterhouseCoopers se posicionou sobre o assunto, mas até o momento Culligan ainda não se pronunciou sobre o erro ou sobre ter deletado seu tuíte na noite da premiação.

Veja mais no HuffPost Brasil:

As estrelas do red carpet do Oscar 2017