MULHERES

Esta mãe amamentando em pleno Carnaval quebra qualquer preconceito sobre maternidade

A foto de Sofia Benjamin foi registrada durante o cortejo no Rio de Janeiro.

27/02/2017 10:53 -03 | Atualizado 27/02/2017 19:37 -03
Reprodução/PH Noronha

Vestida de Iemanjá, com glitter no corpo e rodopiando ao som dos batuques dos tambores. No colo, agarrada à ela, a criança se alimenta calmamente.

Em meio a tantas imagens de carnaval, a foto de Sofia Benjamin amamentando a sua filha chamou a atenção da internet. E provou que lugar de mãe é onde ela quiser.

O clique foi feito pelo fotógrafo e jornalista PH de Noronha, que cobre o carnaval de rua no Rio de Janeiro desde 2006.

Noronha afirma que só percebeu que Sofia amamentava a criança quando terminou de tratar a foto. Para a sua felicidade, a imagem se revelou em um símbolo de "quebra de paradigma".

"Interpreto a foto como uma quebra de paradigma, a representação de novos tempos, em que uma geração mais nova quebra as barreiras e procura novos caminhos. Essa geração vê as coisas de uma maneira mais natural e com menos 'não pode'. Uma galera que está mais preocupada em ser feliz do que em seguir regras sociais", explicou em entrevista ao HuffPost Brasil

E completou: "Ela não sabe, mas eu acho que a Sofia é uma entre muitas herdeiras de Leila Diniz, que botou o barrigão na praia sem a menor cerimônia naquela época."

Para PH, a presença de mães e crianças no carnaval de rua tem se mostrado mais frequente nos últimos anos. A foto de Sofia, por exemplo, foi registrada durante o cortejo do Tambores de Olokun, no dia 18 de fevereiro.

O fotógrafo afirma que o encontro com Sofia foi uma feliz coincidência.

"Comecei a fotografar esse bloco em 2016, então não conheço tanta gente por lá. Vi a Sofia dançando junto dos tambores e registrei as imagens. Depois de analisá-las é que percebi que no ano passado havia registrado fotos de Sofia também, que estava grávida na época."

"Certa vez estava fazendo o registro de um festival de fanfarras e tinha uma garota grávida tocando o trombone da Orquestra Voadora, no Leme. Depois da apresentação, ela sentiu as contrações e o bebê nasceu. Eu fiz a última foto dela antes do parto. Lembro que na época ela compartilhou uma mensagem emocionante dizendo que a vibração da Orquestra embalou o nascimento do filho", complementou.