LGBT

'Estamos com você': Katy Perry e outros artistas confortam jovens trans após decisão de Trump

Presidente dos EUA derrubou norma que permite estudantes trans de utilizarem banheiro de acordo com sua identidade de gênero

24/02/2017 10:51 -03 | Atualizado 24/02/2017 11:49 -03
Jonathan Ernst / Reuters

Diversos artistas apoiaram a luta por direitos iguais para pessoas transgênero e condenaram a decisão do presidente Donald Trump de revogar o direito de estudantes trans de utilizarem banheiros de escolas públicas que correspondessem à sua identidade de gênero.

A norma federal, criada por Barack Obama no ano passado, foi revogada na noite da última quarta-feira (22) com a justificativo de que a medida carecia de uma "análise legal suficiente" e que os estados e escolas teriam autonomia de tomar suas próprias decisões.

A proibição foi criticada por grupos de apoio aos direitos de pessoas LGBT e houve protestos em frente à Casa Branca na última quinta-feira.

Os protestos se estenderam às redes sociais e ganharam apoio de artistas influentes, como a cantora Katy Perry, o ator Chris Evans e a apresentadora Ellen DeGeneres.

Utilizando a hashtag #protectTransKids ("protejam jovens trans", em tradução livre), alguns ofereceram ajuda e suporte às crianças e adolescentes afetados pela proibição e outros anunciaram que vão continuar lutando pelos direitos das pessoas trans nos Estados Unidos. Veja abaixo algumas manifestações:

"Amigos trans, se vocês estão estarrecidos nesta noite, por favor, procure o @TrevorProject e @Translifeline. Equidade para todos!"

"Para a comunidade LGBT, eu sinto muito pela mensagem que foi passada hoje. Eles não falam por todos nós. Nós amamos vocês."

Em um vídeo, Caithyn Jenner pede esclarecimentos para Trump. "Bom, Donald Trump, de uma republicana para outro, isso é um desastre. Você prometeu a proteção da comunidade LGBT. Me ligue."

"Se você apoia o fim das proteções para crianças trans, você apoia um ato de crueldade para estas crianças que já conhecem a crueldade o bastante", disse o ator e escritor Andy Richter.

Caity Lotz também se pronunciou sobre o assunto. "Pessoas têm medo do que elas não entendem. Você precisa começar a lutar agora. É difícil, mas você vai mudar o mundo."

Já Ellen Page, uma das maiores ativistas da comunidade LGBT, afirmou: "Nós precisamos proteger os jovens trans. Lutaremos contra a crueldade que machuca nossas crianças. Apoio ao @Translifeline."

O ator Jack Falahee, o "Connor" da série How To Get Way With Murder, também mostrou apoio à comunidade. "Saibam que você são amados. Se vocês precisarem de alguém para conversar, liguem ou mandem mensagens para o @TrevorProject. Permaneçam forte. Estamos com vocês."

A apresentadora Ellen DeGeneres também mostrou apoio às pessoas trans. "Para todos que se sentiram amedrontados ou sem esperança, saibam que nós nunca vamos parar de lutar pelos seus direitos."

Olimpíada: 13 atletas LGBT que brilharam na Rio 2016