ENTRETENIMENTO

Diretora de 'Persépolis', Marjane Satrapi fará filme sobre a 1ª mulher a ganhar o Nobel

Cinebiografia da cientista Marie Curie será baseado em livro finalista do National Book Award.

23/02/2017 10:37 -03 | Atualizado 23/02/2017 11:18 -03
Alessandro Garofalo / Reuters

A cineasta iraniana Marjane Satrapi, indicada ao Oscar de Melhor Animação por Persépolis (2007) vai dirigir uma cinebiografia de Marie Curie (1867-1934), a primeira mulher a vencer o Prêmio Nobel.

Cientista polonesa com naturalização francesa, Marie foi também primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, em áreas diferentes. Física em 1903 e Química em 1911.

Batizado de Radioactive, o filme será baseado na obra Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout, de Lauren Redniss. O livro foi lançado em 2011 e se tornou o primeiro título de não ficção finalista do National Book Award.

A produção abordará a trajetória da cientista a partir de sua mudança de Varsóvia para Paris, onde ela conheceu Pierre Curi, com quem teve uma longa parceria de estudos científicos. O casal desenvolveu a teoria da radioatividade e técnicas para isolar isótopos radioativos. Pioneiros, eles descobriram também dois importantes elementos químicos: polônio e o rádio.

Tais feitos impulsionaram uma série de novas descobertas nos campos da ciência e da tecnologia, que culminariam, mais adiante, na criação da energia nuclear.

Em entrevista ao site Deadline, Marjane antecipou detalhes de seu novo projeto:

Além do fato de ela ter ganhado duas vezes o Nobel, a Marie por si só já é uma personagem épica. Esse filme não é apenas um resumo da vida dessa mulher excepcional. Ele conta a história da radioatividade desde sua descoberta, até hoje.

O roteiro do longa será escrito pelo inglês Jack Thorne (Uma Longa Queda). As filmagens começam no outono do hemisfério norte. Ainda não foram divulgadas informações sobre o elenco.

Depois do aclamado Persépolis, Marjane dirigiu três filmes com atores: Frango com Ameixas (2011), La Bande des Jotas (2012) e As Vozes (2014) - este último estrelado por Ryan Reynolds.

14 mulheres famosas que sabem que você merece pagamento igual