VOZES

A beleza além dos fios de cabelo: Jovem com câncer de mama resgata autoestima em ensaio fotográfico

Sem temer a careca, Gabrielly Oliveira, 25, topou ser clicada pelo fotógrafo Hugo Barreto.

15/02/2017 14:52 -02 | Atualizado 27/03/2017 00:32 -03
Hugo Barreto
Gabrielly Oliveira foi clicada pelo fotógrafo Hugo Barreto.

Aos 25 anos, a universitária Gabrielly Oliveira enfrenta um câncer de mama. A jovem moradora do Distrito Federal descobriu o tumor em um autoexame durante o banho e, depois do susto, começou a luta para tratar a doença e lidar com suas consequências.

E nessa trajetória, assim como tantas outras mulheres, Gabrielly se transformou. Psicologicamente e fisicamente. Talvez, o primeiro sinal de um tratamento tão invasivo e extenuante como a quimioterapia seja mesmo a queda dos cabelos.

A convite de outra mulher que cruzou o seu caminho, a jovem teve o seu relacionamento com a careca transformado. Clarissa Santiago é dona de uma loja de roupas da qual Gaby é cliente e, em uma das visitas da moça ao local, a vendedora teve a ideia... Por que não um editoral de moda com uma modelo em batalha contra o câncer?

"Eu topei na hora, mas confesso que foi a primeira vez que fiquei careca em frente à muita gente. Foi uma experiência incrível, fiquei bem à vontade com a equipe e feliz pelo trabalho; afinal era a primeira vez. A repercussão me deixou ainda mais feliz, pois pude mostrar a minha força e isso tá ajudando outras pessoas", compartilhou a modelo em entrevista ao HuffPost Brasil.

Hugo Barreto

As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Hugo Barreto. Ele classificou a ideia do projeto como uma grande "experiência de vida".

"Fotografar a Gaby foi incrível, rolou uma sintonia desde o início, ela sempre sorridente e alto astral, mesmo com as dificuldades do clima e local escolhido para as fotos. Esse ensaio realmente mexeu comigo; durante as fotos eu já me emocionava com o resultado. Foi um grande resgate da autoestima dela, além de uma prova de como a beleza das mulheres está muito além dos fios de cabelo", descreveu o fotógrafo ao HuffPost Brasil.

Apesar do medo da exposição, Gabrielly demonstrou enorme coragem ao topar ser fotografada. Clarissa defende que a jovem trouxe um novo olhar sobre os padrões de beleza que são sempre veiculados no mundo da moda.

"Como empreendedora de moda, acredito que as pessoas estão sempre vendo um estereótipo de beleza como padrão, só que não é e não existe esse padrão. E acho importante mostrar para as pessoas a aceitação independente das dificuldades. Na minha opinião, uma dificuldade real é lutar contra uma doença grave e não contra alguns quilos na balança. Minhas clientes, todas, até as mais preocupadas com beleza estão sempre insatisfeitas. Acho que esse ensaio diz isso. Há beleza em tudo! Principalmente em ser mulher."

Veja alguns dos cliques de Gabrielly:

Gabrielly Oliveira: Ensaio fotográfico contra o câncer