ENTRETENIMENTO

Este diálogo de 'Malhação' conseguiu ser machista e gordofóbico ao mesmo tempo

A pergunta foi: 'Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?'

09/02/2017 20:19 -02 | Atualizado 10/02/2017 13:32 -02

Giovane: "Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?"

Joana: "Ah, há. Gorda? Para você me largar? Nada disso"

O diálogo acima entre os personagens Joana e Giovane foi ao ar na tarde de ontem, quarta-feira (8), na novela Malhação, da Rede Globo.

Giovane, interpretado pelo ator Ricardo Viana, é um jogador de vôlei de praia que, na cena em questão, não consegue disfarçar o ciúme de sua namorada, Joana, interpretada pela atriz Aline Dias.

Reprodução/Rede Globo
Joana explica para Giovane que não precisa ter ciúme dela

O diálogo aconteceu porque Giovane ficou incomodado com o fato de sua namorada estar chamando a atenção após fazer um ensaio fotográfico como modelo para uma marca de moda praia.

Joana explica que ele precisa aceitar que as pessoas vão vê-la em um ensaio só de biquíni e que isso não deve ser um problema para o relacionamento. Após os dois se entenderem, Joana fica com vontade de comer churros. E é aí que Giovane responde:

- Vamos comer um churros?

- Meu deus, você é magra de ruim, né.

- Você vai ou não vai? Porque eu vou.

Joana promete que não vai contar ao preparador físico de Giovane se ele comer o churros, e ele responde:

- Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?

E a resposta de Joana:

- Gorda? Para você me largar? Nada disso!

E Giovane responde com:

- Ô, meu amor, eu gosto de você de qualquer jeito.

A cena completa você pode assistir aqui.

A atração, que tem como foco o público jovem e que tenta se aproximar da diversidade, respeito e debates do momento, foi muito criticada nas redes sociais:

Não é a primeira crítica

Este não é o primeiro episódio em que a nova fase da novela, escritor por Emanoel Jacobina, recebe críticas ao lidar com questões delicadas e geram críticas e repercussão negativa.

No ano passado, a personagem Helena foi orientada a tomar um coquetel antiviral após bater cabeça com cabeça com Henrique, portador do vírus HIV, em um jogo de basquete.

Em texto para o HuffPost Brasil, o ativista e criador do Projeto Boa Sorte, Gabriel Estrella, escreveu:

"Digo sim à proposta que Malhação lançou: uma médica (incompetente) receitou PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) em uma situação inadequada. E assim, espero terminarem os 28 dias de tratamento da personagem Luciana torcendo forte para que essa médica se retrate (redimindo a própria produção da novela)."

Assista á cena clicando aqui.

O episódio gerou um debate público sobre HIV á época e Lucinha Araújo, presidente da fundação Viva Cazuza, divulgou uma carta de repúdio á novela:

"Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa MALHAÇÃO da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública. Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar. Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais.

Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONG's/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável.

O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção.

Uma cena em que a personagem Rafa, que até então era vegetariana, experimenta carne, após ser chamada de preconceituosa pelo pai por ter escolhido não comer carne, também foi muito mal recebida nas redes sociais.

A menina experimenta um pedaço ao se sentir pressionada pelo pai. Na própria página do Globo Play a cena foi muito criticada.

Assista a cena completa aqui.

*Até o momento a Rede Globo não se pronunciou sobre as críticas á cena entre Giovane e Aline.