ENTRETENIMENTO

O dia em que Dudu Camargo finalizou o jornal 'SBT Notícias' com um streaptease

28/01/2017 12:32 -02 | Atualizado 31/01/2017 18:21 -02

O SBT, mais precisamente o jornalístico SBT Notícias, teve mudanças em sua apresentação que causaram impacto, críticas e dividiram o público. Atualmente ele é apresentado pelo jovem Dudu Camargo, de 18 anos, que não é jornalista.

Na noite da última sexta-feira (27), o apresentador fez um streaptease ao final da edição do jornal. Ele se despediu dos telespectadores comemorando a chegada do fim de semana rebolando, ao som da música sertaneja Sexta-Feira, Sua Linda, da dupla Alex e Ronaldo. Ele tirou o paletó, a gravata e abriu os primeiros botões da camisa enquanto subiam os créditos do telejornal (assista no vídeo acima).

E a cena repercutiu nas redes sociais.

Uma escolha duvidosa

A escolha de Silvio Santos de promover Dudu Camargo, de apenas 18 anos, para âncora do telejornal Primeiro Impacto, do SBT, já foi alvo de protestos do Sindicato dos Jornalista Profissionais do estado de São Paulo.

Com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o sindicato divulgou uma nota em que diz que é contra a contratação do adolescente.

"O que torna esta alteração ainda mais desastrosa para a profissão é que ela comprova, mais uma vez, que o jornalismo é visto como uma atividade marginal na emissora do sr. Sílvio Santos", diz a nota.

O SBT afastou as jornalistas Karyn Bravo e Joyce Ribeiro e promoveu Dudu para comandar o telejornal que, à época, se chamava Primeiro Impacto. Antes, o apresentador era o "Homem do Saco", um comentarista que não mostrava o rosto no programa Fofocando da mesma emissora.

A substituição causou alvoroço na área de comunicação e, segundo o sindicato, vários jornalistas reclamaram.

O sindicato diz que o protesto se deve ao "ataque à qualidade de informação" e não tem a ver com o fato do SBT ter substituído duas jornalistas experientes por um adolescente, nem pelo apresentador não ter diploma, uma vez que a decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, considerou desnecessária a formação em jornalismo para exercer a profissão.

"Tratar o jornalismo como entretenimento e não informação criteriosa é um desserviço ao cidadão, um ataque à qualidade da informação e, mesmo, uma afronta à Constituição que estabelece como princípios que os meios de comunicação devem zelar pela sua função social e dar 'preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas'".

A blogueira do HuffPost Brasil, Jaiane Valentim, no texto "O que Silvio Santos quer ao colocar um menino de 18 anos para comandar um jornal?", escreve:

Com um estilo "Luiz Bacci", despojado e que tenta "conversar com o telespectador", fica clara a intenção de SS de inovar seus jornais, fazendo algo parecido com o que Globo e Record fazem há um tempo, onde os âncoras não ficam estáticos atrás de uma bancada lendo o texto, mas passeiam pelo estúdio e fogem bastante do convencional. [...] Silvio Santos bota e "desbota" quem ele julga ser competente em sua emissora. E nenhuma mudança é gratuita. Dudu está apresentador do Primeiro Impacto, pode ser que amanhã não o seja mais. O dono do SBT deixou claro que é uma experiência. Por ora, ruim ou bom, nunca se falou tanto no jornal. Para TV, isso é ótimo porque significa audiência de, até outro dia, uma atração "esquecida" pelo público.

Segundo o colunista do UOL, Maurício Stycer, Silvio Santos é o responsável pelo "papelão" de Dudu.

Dudu Camargo parece talhado para o sucesso no mundo do entretenimento. O problema é que ele está no universo do jornalismo. O que ele está fazendo num telejornal é algo que só Silvio Santos sabe. Por este motivo, insisto que o garoto não tem culpa nenhuma pelo papelão que está fazendo.

LEIA MAIS:

- O que Silvio Santos quer ao deixar um garoto de 18 anos apresentar um jornal?

- Sindicato dos jornalistas protesta contra âncora adolescente do jornal do SBT