ENTRETENIMENTO
24/01/2017 15:39 -02

Entre as 10 atrizes indicadas ao Oscar 2017, 6 têm mais de 40 anos. E isso é ótimo

isabelle merly e viola

A maioria das atrizes indicadas ao Oscar de 2017 tem mais de 40 anos de idade, algo raro para a indústria do cinema, que não esconde ter uma certa preferência por mulheres mais jovens, com menos de 30 anos.

Entre as indicadas ao oscar de Melhor Atriz, estão Meryl Streep, com 67 anos, porFlorence: Quem é essa mulher?, e Isabelle Hupper, de 63 anos, pelo papel principal em Elle.

Já entre as indicações de Melhor Atriz Coadjuvante, estão Viola Davis, de 51 anos, por Fences, Naomie Harris, 40 anos, por Moonlight, Nicole Kidman, de 49 anos, por Lion: Uma jornada para casa, e Octavia Spencer, que tem 46 anos, por sua atuação em Estrelas Além do Tempo.

As indicações representaram um avanço para a academia, que historicamente mostra uma preferência por atrizes mais jovens -- algo oposto entre os atores indicados, que a maioria tem mais de 40 anos. Entre as atrizes indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no ano passado, por exemplo, apenas quatro tinham mais de 40 anos.

No entanto, parece que uma mudança no perfil das indicações vem acontecendo desde o Globo de Ouro de 2017. Quase todas as atrizes (seis entre um total de oito) premiadas na cerimônia que aconteceu em janeiro, em Beverly Hills, nos Estados Unidos, êm mais de 40 anos, com exceção de Emma Stone, pelo filme La La land, e Claire Foy, pela série The Crown.

Na época, a ONG de empoderamento feminino Think Olga, comentou o fato no Facebook:

"Cada uma dessas vitórias representa avanços em uma indústria que põe data de validade na carreira das atrizes e persuade mulheres em uma pela juventude, que se torna um elemento crucial na adequação aos padrões de beleza. A atriz francesa Isabelle Huppert diz que a única coisa que não gosta de ouvir sobre seu envelhecimento é “você ainda está linda”. E ela tem razão: ainda? Linda? Só esta lista de vencedoras já é grande prova que as mulheres, assim como os homens, podem ir muito além do que essas breves, supérfluas e superficiais definições de sucesso."

Outro destaque de hoje foi a representatividade negra entre as indicações. Pela primeira vez na história, três atrizes negras estão indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar. São elas: Viola Davis, Octavia Spencer e Naomie Harris.

LEIA MAIS:

- Pela 1ª vez na história, três atrizes negras estão indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar

- Meryl Streep concorre pela 20º vez e 'La La Land' lidera com 14 indicações ao Oscar 2017