MUNDO

A emocionante despedida da Casa Branca de Barack e Michelle Obama

20/01/2017 11:41 -02 | Atualizado 20/01/2017 11:41 -02

Hoje Donald Trump se torna o 45º presidente dos Estados Unidos.

Antes de passar o posto para o empresário, Barack Obama agradeceu "pela honra" de servir ao país. "Tudo o que aprendi no meu tempo no cargo, aprendi com vocês", escreveu em carta divulgada à imprensa, referindo-se ao povo norte-americano. "Vocês me fizeram um melhor presidente e vocês me fizeram um homem melhor."

A atual primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, publicou na noite da última quinta-feira (19) uma mensagem de despedida em sua conta no Twitter, acompanhada de uma foto abraçada a Obama. Os dois contemplam a Casa Branca, local que deixam de morar a partir de hoje.

(“Ser a primeira-dama de vocês foi a maior honra da minha vida. Do fundo do meu coração, obrigada”)

Além da imagem, Michelle também já havia publicado um vídeo no qual aparece brincando com os cães da família na Casa Branca.

Obama passou as últimas duas semanas em preparativos para a sua saída da presidência. Fez um discurso de despedida em Chicago, na semana passada, e conversou com os jornalistas em sua última entrevista à imprensa na Casa Branca, em Washington, na quarta-feira (19).

"Eu vi você, povo americano, em toda sua decência, determinação, bom humor e bondade. E em seus atos cotidianos de cidadania, eu vi nosso futuro se desdobrar ", disse ele. "Todos nós, independentemente de partido, devemos nos lançar nessa obra, que é o trabalho alegre da cidadania. Não apenas quando há uma eleição, não apenas quando nosso próprio interesse estreito está em jogo, mas durante todo o período de uma vida".

"E quando o arco de progresso parece lento, lembre-se: a América não é o projeto de uma única pessoa. A palavra mais poderosa em nossa democracia é a palavra 'nós", escreveu Obama na carta, que repetiu a frase que caracterizou a sua primeira campanha eleitoral: “Yes, we can” ("Sim, nós podemos").

(Com informações da Reuters e Agência Brasil)

LEIA MAIS:

- 8 vezes em que Michelle Obama inspirou as mulheres do mundo

- O legado de Obama: Os erros e os vários acertos