NOTÍCIAS

Morte de Teori Zavascki alimenta teorias de conspiração na internet

19/01/2017 20:51 -02 | Atualizado 19/01/2017 20:51 -02
Getty Images/Twitter

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, alimentou as teorias de conspiração na internet. Usuários afirmaram que a queda do avião onde estava Teori era "suspeita", uma vez que o ministro era relator dos processos da Operação Lava Jato.

Antes mesmo da confirmação da morte de Zavascki, alguns brasileiros ironizaram o fato de a tragédia acontecer um mês antes da homologação da delação da Odebrecht, que deve atingir cerca de 200 políticos brasileiro. O presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula são alguns dos citados pelos executivos da construtora.

Alguns argumentaram, inclusive, que o presidente Temer poderia abrir mão da indicação e passar tal responsabilidade para o STF:

A série da Netflix, House of Cards, também foi lembrada pela internet e ficou no topo dos assuntos mais falados no Twitter:

Até o BBB foi citado como uma ferramenta de "distração para as massas":

Como fica a Lava Jato?

De acordo com o regimento interno do STF, os processos devem ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga, o que significa que o presidente Temer terá de nomear um ministro para substituir Teori e, com isso, assumir todos os processos, incluindo a Lava Jato.

A presidente do STF, a ministra Carmén Lúcia, porém, pode ordenar a redistribuição nos processos, como um inquérito, e repassar os processos da Lava Jato para outro ministro de sua escolha. Esta possibilidade é considerada um caso excepcional e a ministra ainda não se manifestou sobre o assunto.

O acidente

O ministro Teori Zavascki morreu aos 68 anos, vítima da queda de uma aeronave no mar de Paraty, no Rio de Janeiro. O avião saiu de São Paulo e caiu a 2 km de distância de onde pousaria. A Força Aérea Brasileira afirmou que o avião transportava mais três pessoas.

(Com informações da Agência Brasil)

LEIA MAIS:

- 'Um homem de bem e orgulho para brasileiros' diz Temer sobre morte de Teori

- Dilma lamenta morte de Teori, indicado por ela ao STF: 'Desempenhou função com destemor'