NOTÍCIAS
13/01/2017 16:25 -02

O que esperar da 2ª temporada de 'Westworld'

Divulgação/HBO

Alerta: Muitos spoilers da série Westworld a seguir. Pare de ler agora a não ser que você tenha assistido ao episódio final da primeira temporada!

O episódio final de Westworld termina com um tiroteio que se espalha pelo parque temático futurístico com os anfitriões atacando seus patrões humanos, liderados pela consciente Dolores (Evan Rachel Wood). Depois que Dolores atira em Dr. Ford (Anthony Hopkins) pelas costas, assim como atirou no parceiro Arnold há mais de 30 anos, William (Ed Harris) é baleado no braço, podendo ver alegremente como é o fim do Labirinto, o centro de comando entra no modo bloqueado, e Teddy... observa, confuso como nunca.

A boa notícia é que — apesar de não estrear antes de 2018 — a HBO renovou Westworld para a segunda temporada. Veja o que esperar.

O parque estará fechado por enquanto, e não temos certeza de quantos hóspedes ainda estão dentro.

Logo depois que o episódio 10 foi ao ar, os sites da HBO dedicados à série, DiscoverWestworld.com e DelosIncorporated.com, começaram “apresentar problemas técnicos” para refletir o caos no parque. (Ou melhor, Parque 1). Um bate-papo com o tagarela ex-anfitrião Aeden sobre o site de turismo Westworld dá algumas pistas sobre o que vem por aí:

O parque não aceitará reservas por um longo tempo, e você terá que assumir a responsabilidade por uma pequena parte disso. Wyatt virá recolher o dinheiro.

Não demorou muito para que a missão revolucionária dos anfitriões se espalhasse pelo parque, onde há um número incalculável de humanos vivos. E, aliás, o ano em que tudo isso ocorre parece ser 2052. Um usuário do Reddit com olhos de águia viu uma data estampada em uma breve cena enquanto estava visitando os sites oficiais.

Dolores está fora e “Wyatt” está dentro.

Quando finalmente encontrou o centro do labirinto, Dolores sabia o que deveria fazer — desta vez a escolha é dela. Wyatt havia chegado.

Ficamos sabendo que Wyatt é um tipo de alter ego assassino de Dolores, que ela desbloqueia depois de ganhar a consciência.

Falando sobre a série, Wood deu a entender que o drama real na verdade começa na segunda temporada, chegando até a afirmar que toda a primeira temporada é “uma história de fundo e preparação” para a próxima, em uma entrevista ao site Indiewire.

William, conhecido como o Homem de Preto, retornará na segunda temporada para uma aventura real.

Harris já havia afirmado que estará de volta na segunda temporada, que começa a ser filmada em meados de 2017. (Então realmente parece que seu braço só tinha uma ferida). Aeden sugere enigmaticamente que “o tempo irá dizer se ele realmente está preparado para encontrar o que está no centro”.

Elsie (Shannon Woodward) ainda deve estar na área depois de tudo.

Um “easter egg” no site DelosIncorporated.com mostra Elsie ainda online, no Setor 20 do parque, apesar de sua interação sombria em relação a Bernard (Jeffrey Wright) no Setor 3. A menos, claro, que seu tablet esteja sendo usado por alguém depois de Bernard tê-la estrangulado. Mas outra joia escondida — uma voz gravando Elsie dizendo “alô?”— nos dá mais razão para manter a esperança.

Se Elsie ainda estiver por perto, isso pode significar que Stubbs (Luke Hemsworth) também conseguiu sobreviver à sua aparente abdução.

Já o Dr. Ford é outra história — embora exista uma maneira muito inteligente de ele conseguir achar seu caminho de volta ao roteiro.

Westworld é apenas um de pelo menos dois parques temáticos.

As pistas estão no episódio 10: quando Arnold acorda Dolores, ele lhe dá as boas-vindas ao “mundo”, e não ao “Westworld”, e quando Felix (Leonardo Nam) dá a Maeve a localização de sua filha, ele escreve “Parque 1”, sugerindo a existência de um Parque 2 e talvez de outros.

Mais tarde, Felix, Maeve (Thandie Newton) e Hector (Rodrigo Santoro) tropeçam em outra área de testes dos anfitriões, com portas marcadas com os sinais “SW” e não “WW”. Dentro, os anfitriões vestem armaduras pesadas e lutam com longas espadas (“Samuraiworld”? ).

Os detetives do Reddit também descobriram várias palavras-chave — “mundo futuro”, “mundo romano”, “mundo medieval” — sugerindo que outras áreas temáticas podem aparecer na segunda temporada. O filme original de 1973 trazia um parque do faroeste, mas também áreas com temática romana e medieval, então faria sentido. (Nota: o DiscoverSamuraiworld.com redireciona para o fórum do “Westworld”.)

Bernard precisa descobrir quem é, separadamente de Arnold.

Aeden tem a seguinte mensagem misteriosa para compartilhar com Bernard:

Bernard foi criado à imagem de Arnold, mas terá de descobrir o que isso significa para seu futuro.

Arnold foi quem fez tudo isso se tornar possível. Se ele pudesse nos ver agora...

Talvez o parque possa ajudar seus anfitriões em suas próprias jornadas de autodescobrimento — da mesma forma que o faz para seus hóspedes humanos.

Maeve está definitivamente em uma missão para encontrar sua filha fictícia.

Ao perguntar a Aeden sobre Maeve, temos a seguinte resposta:

Maeve está em Mesa, seu paradeiro não deve ser revelado. O painel de segurança está off-line, por isso, não tente rastreá-la. [Encontrar sua filha] é a narrativa de Maeve a ser desenvolvida.

No final, no entanto, parece que a rebelião de Maeve ainda é parte de uma narrativa pré-estabelecida. Apesar de suas afirmações de que está no controle, Bernard consegue localizar seu trajetória de ação listada em seu perfil. Se isso for obra de Ford (o que parece provável), toda a revolta de Maeve se tornaria uma diversão para que anfitriões desarmados escapem da câmara fria — não o resultado de ter adquirido a consciência. Pelo menos, não por enquanto.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Por que você precisa assistir 'Westworld'

- Onde estão as mulheres de 'Westworld'?