NOTÍCIAS

Um ator branco vai interpretar Michael Jackson na comédia mais estranha de todos os tempos

12/01/2017 18:09 -02 | Atualizado 12/01/2017 18:09 -02
Reprodução

Parece estranho, e é.

O ator britânico Joseph Fiennes foi escolhido para interpretar Michael Jackson em uma série de TV.

Fiennes, que é branco, interpretará o “Rei do Pop” em uma história aparentemente não-ficcional para o canal por assinatura britânico Sky Arts. O episódio será sobre uma viagem pelas estradas dos Estados Unidos que o cantor possivelmente fez em 2001 com as estrelas do cinema Elizabeth Taylor e Marlon Brando.

Em entrevista à Billboard, Joseph Fiennes se defendeu das críticas feitas sobre sua escolha e disse que o fato de ele interpretar Michael no filme "não muda quem ele foi".

"Eu fiquei confuso e chocado com o que poderia acontecer. Eu sabia da sensibilidade, especialmente dos fãs de Michael Jackson e de sua família. Mas isso não nega quem ele foi".

Em uma outra entrevista para a Entertainment Tonight, Fiennes disse:

"[Jackson] definitivamente teve um problema". E continua:

"Ele era provavelmente mais perto de minha cor do que a sua cor original."

Michael, que revelou ter vitiligo, uma doença que mudou o tom de sua pele, morreu em junho de 2009 aos 50 anos, após uma overdose do sedativo propofol.

Mas sobre o que é a série?

A série Urban Myths, de episódios de 30 minutos, explora "mitos urbanos" do mundo pop que nunca foram confirmados, "usando uma generosa dose de licença artística", informou a Sky Arts em comunicado.

O canal também informou que o episódio terá 30 minutos, e será batizado de Elizabeth, Michael & Marlon, faz “parte de uma série de comédias sobre tramas improváveis da história das artes e da cultura".

A empresa ainda afirma que "dá aos produtores a liberdade criativa para escolher o elenco como eles desejam, dentro da estrutura de diversidade que nós estabelecemos.”

No episódio com Michael Jackson, a série reproduz uma suposta viagem de carro que o cantor teria feito ao lado dos atores Marlon Brando e Elizabeth Taylor um dia depois do ataque do 11 de setembro de 2001. Com os aeroportos fechados, o trio tentou chegar até Nova York, saindo de Ohio.

Polêmica e indignação

A filha de Michael Jackson, Paris Jackson, disse estar "incrivelmente ofendida" com a escolha de Joseph Fiennes para interpretar o falecido "Rei do Pop".

Paris, de 18 anos, também disse que o filme irônico é capaz de gerar vômitos, em uma série de publicações no Twitter após a divulgação nesta semana de um trailer do canal de TV britânico Sky Arts.

Após pedidos de comentários de fãs de Michael ao ver Fiennes como seu pai, Paris Jackson escreveu na quarta-feira (11):

"Incrivelmente ofendida por isto, assim como tenho certeza que muitas pessoas também estão, e honestamente isto me faz querer vomitar".

"Me irrita ver o quão obviamente intencional isto foi para eles serem tão insultantes, não só em relação ao meu pai, mas em relação a minha madrinha Liz também", disse Paris, se referindo a amiga próxima de Michael, a falecida Elizabeth Taylor.

Stereo Williams, que escreve sobre entretenimento para o site Daily Beast, disse que a escolha de Fiennes era um “sintoma do problema racial profundo de Hollywood” em seu Twitter.

"Sério que eles não puderam encontrar um ator negro para interpretar Michael Jackson?”, disse via Twitter o ativista dos direitos civis nos Estados Unidos DeRay Mckesson. Momentos depois, ele apagou o tuíte.

Assista ao trailer:

(Com informações da Reuters)

ATUALIZAÇÃO:

Segundo a agência de notícias Associated Press, a emissora de TV britânica Sky Arts anunciou na sexta-feira (13) que não vai mais exibir o episódio que traz Joseph Fiennes no papel de Michael Jackson. O principal motivo teria sido as críticas da família do cantor.

A emissora decidiu cancelar a atração "à luz das preocupações expressas pela família" do músico, disse um porta-voz da empresa. Fiennes "apoia inteiramente a decisão".

LEIA MAIS:

- Os ensaios de 'Thriller' provam que Michael Jackson era um dançarino nato

- O que aprendi sobre estilo com 'Black or White' do Michael Jackson