ENTRETENIMENTO

8 sorvetes bem brasileiros que você precisa tomar neste verão

12/01/2017 11:30 -02 | Atualizado 12/01/2017 11:30 -02

Se existe algo gostoso de se fazer no verão, esse algo é: tomar um belo sorvete.

Picolé, cremoso, na casquinha ou no copinho, não importa. Sorvete é realmente uma fonte de prazer imediato nos dias quentes da estação.

Aproveitando as altas temperaturas desta temporada, o HuffPost Brasil foi atrás dos sorvetes mais tradicionais e saborosos espalhados por diferentes cidades do Brasil.

Eis uma lista para provar e se lambuzar – com ou sem culpa.

1) Umbu - Sorveteria da Ribeira (Salvador)


Inaugurada em 1931, a Sorveteria da Ribeira é parada obrigatória na capital da Bahia. O cardápio reúne sabores criativos - que vão de pavê ao algodão doce. Mas o sucesso da casa são mesmos os sabores de frutas tropicais como o maravilhoso umbu (na foto acima), cajá, mangaba e sapoti.


2) Leitinho trufado - Sergel (Campinas)

Uma foto publicada por tuca (@oficialtuca) em


A Sergel Sorvetes é amada por 10 entre 10 campineiros. A casa de sorvetes artesanais está instalada na cidade desde 1982 e tem sabores bem interessantes como paçoca, cookies, torta de limão e camafeu. Porém, nada chega aos pés do maior sucesso da sorveteria: o sabor leitinho trufado.


3) Charlotte - 50 Sabores (Fortaleza)


Fundada em 1975 pelo casal Raimundo e Neusa Vasconcelos, a 50 Sabores é hoje uma das sorveterias mais conhecidas da capital do Ceará. A casa oferece mais de 150 sabores. Charlotte é, de longe, o mais pedido. Para quem já é iniciado vale provar também os sabores de tapioca, crocante de castanga e pudim de chocolate.


4) Cajá - FriSabor (Recife)


Tradicionalíssima em Recife, a FriSabor foi inaugurada em 1957. As opções no cardápio estão dividas em três categorias: sorvetes cremosos, zero açúcar e de frutas. O ponto alto da casa fica justamente nessa terceira categoria, com delícias de cajá, cupuaçu, graviola, mangaba entre outros. Se você é daqueles que preferem um sabor cremoso, peça o de nata goiaba.


5) Tapioca - Sorveteria Tropical (Natal)


Ser natalense é quase um sinônimo de tomar sorvete de tapioca na Sorveteria Tropical. O carro chefe da tradicional sorveteria no bairro de Tirol leva goma de mandioca, leite de coco e leite condensado. Mas não é só pelo sabor tapioca que a casa é famosa. As delícias de frutas também fazem sucesso. Siriguela, tamarindo e tangerina são alguns dos destaques do cardápio com mais de 60 sabores.


6) Umbu - A Cubana (Salvador)

Uma foto publicada por Vi Montes (@vimontes) em


A Cubana é uma sorveteria com mais de 70 anos em Salvador. Ela tem quatro unidades na região, sendo a do Pelourinho a mais antiga e famosa. É difícil escolher apenas um sabor no cardápio cheio de receitas exclusivas. Umbu é uma ótima pedida, assim como os sabores de amendoim, banana caramelada, mousse de laranja, menina bonita (leite condensado com xerém de castanha de caju) e muitos outros.


7) Castanha do Pará e açaí - Sorveteria Cairu (Belém)


A sorveteria Cairu tem mais de 50 anos de história em Belém. São 13 unidades espalhadas pela capital do Pará. O cardápio é rico em opções elaboradas com frutas típicas da região como cupuaçu, uxi, bacaba e ingá. Um pedido certeiro? A dupla acima: castanha do Pará e açaí. Outras combinações de sabores também fazem sucesso. Vale provar o mestiço (sorvete de tapioca com sorvete de açaí), o carimbó (cupuaçu com tapioca) e o paraense (sorvete de açaí com farelos de tapioca).


8) Crocante com macadâmia - Frida & Mina (São Paulo)


Localizada no bairro de Pinheiros, a Frida & Mina faz sorvetes com ingredientes orgânicos obtidos de pequenos produtores, sem corantes nem estabilizantes. Inaugurada em 2013, a casa já é queridinha dos paulistanos. Na pequena vitrine da sorveteria estão disponíveis 16 opções rotativas sabor. Um dos sucessos indiscutíveis da casa (e que você verá sempre na vitrine) é o crocante com macadâmia.

Na sua cidade tem uma sorveteria tradicional? Um sabor sorvete famoso? Um sabor inusitado? Deixe aqui nos comentários! ;)

LEIA MAIS:

- 14 sobremesas nordestinas que você deve provar pelo menos uma vez na vida

- Conheça a Opéra, sobremesa que deu dor de cabeça no 'MasterChef Profissionais'