MUNDO

O único momento em que Obama se emocionou ao se despedir da Presidência dos EUA

11/01/2017 10:53 -02 | Atualizado 11/01/2017 10:53 -02
Jonathan Ernst / Reuters
U.S. President Barack Obama embraces his wife Michelle Obama after his farewell address in Chicago, Illinois, U.S. January 10, 2017. REUTERS/Jonathan Ernst TPX IMAGES OF THE DAY

Depois de mais de 20 anos juntos, sendo oito na Casa Branca, Barack Obama não perdeu a oportunidade de se declarar à Michelle Obama em seu discurso de despedida, na noite de terça-feira (10).

"Michelle –há 25 anos você é não apenas minha esposa e a mãe de minhas filhas, mas também minha melhor amiga. Você assumiu um papel que não tinha pedido e o fez seu, com graça, garra, estilo e bom humor. Você fez da Casa Branca um lugar que pertence a todos. E uma nova geração passou a ter aspirações maiores por ter você como exemplo a seguir. Você me deixou orgulhoso. Deixou o país orgulhoso."

Foi o único momento em que Obama se emocionou durante a fala. Os dois se conheceram no trabalho, um escritório de advocacia, em 1989. Em entrevista à revista InStyle, Michelle contou o início do romance. "No final do primeiro encontro eu já estava arrebatada."

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos ressaltou também a necessidade de ampliar os direitos das mulheres e acabar com a discriminação em diversas formas. "A democracia pode sucumbir quando cedemos ao medo", afirmou.

Na última sexta-feira (6), Michelle também se despediu dos americanos em um discurso contra o preconceito. “A diversidade não é uma ameaça, é o que somos”, disse a primeira-dama na Casa Branca. "Nunca deixem que ninguém os faça acreditar que vocês não têm um lugar na nossa história”, completou.

Ao longo do mandato do marido, Michelle participou de diversas campanhas a favor de uma alimentação saudável nas escolas, da igualdade de oportunidades para jovens e de cuidados médicos de qualidade para veteranos de guerra.

“Vou continuar ao lado de vocês”, disse ao final do discurso de despedida. Ela também fez um pedido, emocionada: "Espero que vocês estejam orgulhosos de mim”.

A dez dias de deixar a Presidência dos Estados Unidos, Obama também fez uma homenagem às filhas do casal em suas palavras finais na noite de ontem.

"Malia e Sasha, sob as circunstâncias mais estranhas possíveis vocês se tornaram duas jovens surpreendentes, inteligentes e lindas, mas, o que é mais importante, gentis, profundas e cheias de paixão. Vocês conviveram tão facilmente com o peso dos anos passados sob os holofotes. De tudo o que eu já fiz em minha vida, o que me dá maior orgulho é ser seu pai."

LEIA TAMBÉM

- 40 vezes em que Michelle e Barack Obama agiram como verdadeiros namorados ❤

- Os ensinamentos que Obama deixou para todos nós em seu discurso de despedida

- 'Cor da pele, riqueza... Nada disso importa': Michelle Obama deixa sua última mensagem