COMPORTAMENTO
10/01/2017 15:12 -02

Por que a indicação e a premiação de atores negros no Globo de Ouro é importante

No tempo passado desde que os primeiros tuites sobre #OscarsSoWhite bombaram, no final de 2015, antes da temporada do Oscar 2016, parece que a paisagem das premiações de cinema e televisão vem pouco a pouco mudando de modo a ser mais representativo da diversidade no cinema e na televisão. O Globo de Ouro deste ano veio comprovar a importância da representatividade, com três vitórias de atores negros na premiação.

tracee ellis ross

Tracee Ellis Ross (por Black-ish), Viola Davis (por Cercas) e Donald Glover (por Atlanta) levaram para casa um Globo de Ouro cada, enquanto Moonlight e Atlanta receberam o Globo de Ouro de melhor seriado de TV, respectivamente drama e comédia.

viola davis

Antes da cerimônia de 2017, parecia que o recorde de maior número de Globo de Ouro entregues a pessoas negras em uma única cerimônia poderia ser quebrado, com vários indicados negros em algumas das categorias. Só teriam sido necessários quatro vencedores nas 25 categorias para igualar o recorde marcado em 2007.

Como destacou a hashtag #OscarsSoWhite quando chegou até as manchetes dos jornais: é preciso que mais pessoas negras sejam indicadas para prêmios.

donald glover

Segundo o Mic.com, “33 anos na história do Globo de Ouro se passa sem um único vencedor que não fosse branco”, de modo que ver pessoas como Ross, Davis e Glover sendo reconhecidas e premiadas por seu trabalho é uma vitória importante para os negros no mundo do entretenimento. Funcionando como o primeiro ato na temporada anual de premiações, é possível que o Globo de Ouro tenha criado um novo precedente em Hollywood de dar a seus cineastas e atores negros o crédito que lhes é devido.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Viola Davis vence Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por 'Cercas'

- O prêmio de Tracee Ellis Ross e o discurso que todos deveriam ouvir