NOTÍCIAS

5 perfis brasileiros no Snapchat que atualizaram o conceito de comunicação

06/01/2017 16:09 -02 | Atualizado 06/01/2017 16:09 -02
Montagem/Reprodução/Instagram

Considerada a rede social dos Millennials (quem possui entre 18 e 34 anos), o Snapchat vai na contramão daquele velho conceito de que tudo que é postado na internet ficará registrado para a eternidade.

Por lá, a dinâmica é outra.

Não há espaço para textão nem limitação de caracteres. Aliás, pouco se escreve nessa rede social. Toda a interação é feita por meio de microvídeos e fotos - com filtros animados aqui e acolá.

E o melhor de tudo isso: o que é compartilhado com a audiência fica salvo por apenas 24h.

Há cinco anos, o Snapchat disputa a atenção de usuários de outras redes como Facebook e Twitter e, nesse meio tempo, conseguiu a façanha de impulsionar suas próprias webcelebridades.

A seguir, você conhece cinco personalidades brasileiras que se saíram bem no uso da rede social, atualizaram o conceito de comunicação e têm ganhado um bom dinheiro com tudo isso:

Thaynara OG

thaynara

Thaynara Oliveira Gomes, mais conhecida como Thaynara OG, é considerado a primeira estrela brasileira nascida e criada no Snapahat. Advogada formada pela Universidade Federal do Maranhão, em 2015, a jovem de 24 anos ganhou popularidade na rede meses depois de deixar a faculdade. Ela queria ser defensora pública. Entre leituras densas aqui e videoaulas ali, começou a falar sozinha com o celular. Com humor e criatividade, a maranhense desenvolveu uma linguagem própria dentro da rede social, explorando recursos como zoom e filtros, que chamou a atenção dos usuários. Hoje sua audiência diária é de cerca de 700 mil pessoas (visualizações) por foto ou vídeo publicado. A fama na rede social deu à Thaynara OG diversos contratos com grandes marcas. O auge da fama conquistada na rede social ocorreu em julho de 2016, quando ela foi para Genebra como parte da equipe que trouxe a tocha olímpica para o Brasil.

Geen Cury

geen

Até 2008, Geen Cury levava uma vida comum, sem holofotes. Trabalhava no suporte técnico de uma multinacional e no tempo livre postava piadas em um perfil de humor no Twitter. O perfil fez sucesso e, justamente em 2008, integrou uma prestigiada lista dos 100 mais influentes da rede social. Cury não pensou duas vezes, largou o trabalho monótono para se dedicar ao humor na web. Fechou contratos com diferentes marcas que queriam alcançar mais clientes na web e seguiu empreendendo. Hoje, o publicitário é sócio de uma assessoria de imprensa focada na relação entre marcas e redes sociais. Mas você deve estar se perguntando: onde o Snap entra nessa história? A relação dele com essa rede social é ainda mais distante da formalidade. Por lá, ele interage com a audiência cativa mostrando seu dia a dia de solteiro, a rotina de treinos na academia, entre outras histórias. Vale lembrar que boa parte do sucesso publicitário no Snapchat está no fato de ele não se importar em postar nudes, muitas nudes.

Jude Paulla

jude

Jude Paulla ou apenas Jude - como é conhecida - é DJ e formada em jornalismo. Por três anos trabalhou como assessora pessoal de Preta Gil. Usuária do Snapachat desde o lançamento da rede social, ela viu o número de seguidores aumentar depois que criou o “Giro da Jude”, um quadro em que narra com muito humor notas sobre famosos. A rotina cercada de famosos deu um empurrãozinho para que jornalista se tornasse uma celebridade da internet. “A Fernanda passou a falar todo santo dia sobre o 'giro' e, com isso, a Bruna Marquezine me seguiu e divulgou também. Depois veio o Hugo Gloss e outros. O número de visualizações só aumentava e percebi que poderia se tornar um canal de interação legal com as pessoas", disse ao Bahia Notícias. Além do famoso "Giro", Jude publica vídeos do seu dia a dia e também conta divertidas histórias de sua infância. Cada vídeo ou foto que ela posta na rede social rende atualmente cerca de 100 mil visualizações.

Padre Fábio de Melo

padre fábio

Padre Fábio de Melo é provavelmente o relogioso brasileiro mais antenado nas redes sociais. Depois de conquistar o Twitter (seu perfil tem mais de dois milhões de seguidores), no começo do ano passado ele conquistou os fiéis do Snapchat. Assim como as outras figuras dessa lista, o padre desenvolveu uma linguagem própria dentro da rede social - bem distante dos sermões religiosos. Diariamente, ele publica comentários seguindo uma regra bem peculiar, a de nunca olhar para a câmera do aparelho. Divertido, o religioso consegue com regularidade a proeza de fazer os snaps irem parar em outras redes sociais. Foi isso o que aconteceu no dia em que resolveu "fazer as pazes" com um antigo desafeto: o protagonista do livro O Pequeno Príncipe. Quem o acompanha na rede social sabe de sua implicância com o personagem de Antoine de Saint-Exupéry. Na compilação de snaps que foram parar no YouTube (veja abaixo), ele "entrevista" o príncipe e tenta esclarecer alguns pontos distorcidos da visão das pessoas em relação ao personagem.

Léo Souza

na igreja

Léo Souza já fazia sucesso no Twitter e no Facebook com seu perfil Na Igreja. Evangélico, ele faz desde 2011 conteúdo divertido sobre religião nas redes. Este ano, ele viu sua audiência crescer ao inaugurar um perfil no Snapchat. Na rede social, ele mostra cultos de igrejas como Bola de Neve e Adventista. Tomando boa distância do tom pejorativo, ele brinca com situações do cotidiano da população evangélica no Brasil. Entre as práticas que agradam a audiência estão os trocadilhos com palavras usadas cerimonial evangélico e alguns bordões como "É muita varoagem". Em entrevista ao Ego, a webcelebridade evangélica ressaltou a vantagem de fazer snaps: "Só posso dizer que o negócio é viciante! Ainda que não tenha a maior audiência, o engajamento no snap é maior que nas outras redes. Depois que criei o perfil, a participação dos seguidores nas outras redes praticamente dobrou".

LEIA MAIS:

- Conheça Thaynara OG, a advogada maranhense que é fenômeno no Snapchat

- Um vídeo difícil de defender do padre Fábio de Melo veio à tona. E ele pediu desculpas