NOTÍCIAS

Carrie Fisher, a 'princesa rebelde' de Star Wars, morre aos 60 anos

27/12/2016 16:27 -02 | Atualizado 27/12/2016 16:27 -02
CBS Photo Archive via Getty Images
LOS ANGELES - AUGUST 23: Carrie Fisher (as Princess Leia Organa) and Anthony Daniels (as C3PO) star in the CBS television ' THE STAR WARS HOLIDAY SPECIAL.' Image dated August 23, 1978. (Photo by CBS via Getty Images)

Morreu nesta terça-feira (27), aos 60 anos, a atriz Carrie Fisher. Eternizada pelo papel de princesa Leia, da franquia Star Wars, a atriz sofreu um ataque cardíaco na última sexta-feira (23), durante um voo de Londres para Los Angeles.

Um porta-voz da família de Carrie confirmou a morte da atriz para o site da revista People.

"É com grande tristeza que Billie Lourd confirma a morte de sua amada mãe Carrie Fisher. Ela morreu nesta manhã às 8h55. Ela era amada pelo mundo, que sentirá sua falta profundamente. Toda nossa família agradece os pensamentos e orações de vocês."

Carrie teve o infarto 15 minutos antes do avião pousar em Los Angeles e foi atendida por enfermeiros que também estavam no voo. Quando a aeronave pousou, a atriz foi levada para o hospital, onde foi internada em estado crítico na UTI.

Filha da veterana do showbiz Debbie Reynalds e de Eddie Fisher, Carrie foi criada no mundo tumultuado do cinema, teatro e televisão.

Em 1975, Fisher fez sua estreia nas telonas com o filme Shampoo, ao lado de Warren Beatty, Julie Christie e goldie Hawn.

Mas a fama veio só em 1977, ano de estreia de Star Wars, filme de George Lucas. Carrie interpretou Leia, a princesa que fez aliança com os rebeldes e ajudou a destruir a primeira Estrela da Morte, junto com Han Solo (Harrison Ford), Luke Skywalker (Mark Hamill) e Chewbacca (Peter Mayhew).

Além do sucesso, a personagem também levantou a bandeira da igualdade de gênero na ficção, afastando o clichê de "donzela" e dos papéis mais passivos. Pelo contrário, a princesa Leia foi um peça fundamental contra o Império, se tornando uma figura importante para a franquia.

Sempre franca em suas entrevistas e depoimentos, a atriz rebateu as críticas sobre sua aparência no últmo filme da saga, Star Wars: O Despertar da Força, lançado no ano passado.

"Parem de discutir se eu envelheci bem ou não. Infelizmente isso fere todos os meus sentimentos. Meu corpo não envelheceu tão bem quanto eu. Dane-se".

"Juventude e beleza não são méritos. Eles são um alegre produto do tempo e do DNA".

Atualmente, Carrie estava em turnê de lançamento do livro The Princess Diarist.

LEIA MAIS:

- Carrie Fisher rebate críticas sobre aparência: 'Parem de discutir se eu envelheci bem ou não'

- Jimmy Fallon coloca personagens de 'Star Wars' para cantar 'Stayin' Alive', dos Bee Gees (VÍDEO)