ENTRETENIMENTO

'Black Mirror': Artista brasileiro, Butcher Billy faz impressionantes capas de quadrinhos da série

19/12/2016 15:48 -02 | Atualizado 19/12/2016 15:48 -02

O artista brasileiro Butcher Billy já impressionou e viralizou nas redes sociais com uma série de artes na qual músicos icônicos do século 20 aparecem usando camisetas com estampas de bandas atuais e outra em que vocalistas de grupos dos anos 1980, como The Smiths, The Cure e Siouxsie and the Banshees, são "cruzados" com super-heróis, como Mulher-Maravilha, Superman e Batman.

Recentemente, o designer gráfico de 38 anos, morador de Curitiba, pegou as redes e os fãs da cultura pop de assalto novamente ao fazer a intersecção entre diferentes referências. Desta vez, com a série de ficção científica Black Mirror, sucesso da Netflix, e capas vintage de gibis.

A pop arte do aclamado episódio "San Junipero", da terceira temporada, é um exemplo de como o trabalho de Butcher Billy ficou mais uma vez incrível:

black mirror san junipero

O próprio criador de Black Mirror, o roteirista inglês Charlie Brooker, entrou em contato com o artista após se deparar com as capas.

"Tão boas! Vou ter que encomendá-las em impresso. Como posso fazer isso?", perguntou.

Em entrevista ao HuffPost Brasil, o artista contou que está assistindo à série novamente para produzir as artes. "Ainda faltam quatro episódios para eu terminar", disse.

Ele iniciou o portfólio como Butcher Billy em paralelo ao trabalho em agências de comunicação.

"Fui bastante explorado por anos nelas, tendo que trabalhar em inúmeras ideias megalomaníacas e projetos visivelmente sem futuro."

O desenvolvimento de seu estilo, que hoje lhe rende vários convites para novos projetos, surgiu em uma situação de "pura frustração profissional".

"Eu trabalhava em um emprego que só me prometia e não cumpria", disse. "[Eu estava lá] mais pelo dinheiro mesmo, que também não era muito. Então, nas horas vagas, fui desenvolvendo esse estilo, conceitos e ideias singulares de forma totalmente independente."

"Eu buscava apenas uma maneira de me expressar criativamente, até que veio o reconhecimento internacional e a coisa começou a ficar séria. Na época, eu mantinha isso tudo em separado do que eu fazia no meu emprego, que até tentou se aproveitar disso, mas minha intuição de business sabia que isso tinha valor."

O artista conta que o cruzamento de universos distintos é o elemento que torna projetos interessantes.

"Não só visualmente, mas conceitualmente. Ficção e realidade, clássico e contemporâneo, diferentes mídias como cinema, games, quadrinhos, música, política, arte, religião, etc."

Veja abaixo algumas artes de Butcher Billy baseadas em Black Mirror:

  • 'Natal'
    Butcher Billy
    2ª temporada, 4º capítulo
  • 'Queda Livre'
    Butcher Billy
    3ª temporada, 1º capítulo
  • 'Hino Nacional'
    Butcher Billy
  • 'Manda Quem Pode'
    Butcher Billy
    3ª temporada, 3º capítulo
  • 'Toda a Sua História'
    Butcher Billy
    1ª temporada, 3º episódio
  • 'Urso Branco'
    Butcher Billy
    2ª temporada, 2º episódio
  • 'Momento Waldo'
    Butcher Billy
    2ª temporada, 3º capítulo
  • 'San Junipero'
    Butcher Billy
    3ª temporada, 4º capítulo
  • 'White Christmas'
    Butcher Billy
    Especial de Natal de 2014
  • 'Engenharia Reversa'
    Butcher Billy
    3ª temporada, 5º capítulo


Isso pode surpreender, mas o designer não adere à novidades facilmente. Ele disse que, de tudo que tem sido feito atualmente, ele gosta do que tem relação com o passado.

"Isso inclui os filmes da Marvel e os de Star Wars. Gostei de Stranger Things pelo clima oitentista e, obviamente, de Black Mirror, que para mim tem tudo a ver estruturalmente com séries como Contos da Cripta e Além da Imaginação). Estou dolorosamente ansioso por Trainspotting 2."

"Musicalmente, acredito que eu não escute nada que foi lançado depois de 1998."

Você pode encontrar a arte de Butcher Billy nas redes Facebook, Twitter, Behance e Tumblr.

LEIA MAIS:

- Amazon decide comprar estoque da Cosac Naify e evita que livros sejam jogados no lixo

- Mulher-Maravilha perde cargo de embaixadora da ONU por ser muito 'sexualizada'

- Magia, amor e morte: As 15 frases mais grifadas dos livros de 'Harry Potter'