VIRAL
16/12/2016 09:22 -02

Facebook vai lançar ferramentas para combater notícias falsas

Bloomberg via Getty Images
Mark Zuckerberg, chief executive officer and founder of Facebook Inc., gestures as he speaks during a session at the Techonomy 2016 conference in Half Moon Bay, California, U.S., on Thursday, Nov. 10, 2016. The annual conference, which brings together leaders in the technology industry, focuses on the centrality of technology to business and social progress and the urgency of embracing the rapid pace of change brought by technology. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (15) que lançará várias ferramentas novas para evitar a disseminação de notícias falsas em sua rede social.

A empresa facilitará para os usuários a marcação de artigos falsos em seus feeds de notícias e também trabalhará com parcerias com empresas como o site de checagem de fatos Snopes, a ABC News e Associated Press, num esforço para verificar a autenticidade das histórias.

O Facebook disse que, se as empresas identificarem que uma notícia é falsa, ela será marcada como "contestada" e haverá um link para o artigo correspondente explicado o porquê.

A empresa disse que as notícias contestadas podem ser rebaixadas no feed de notícias, acrescentando que uma vez que um conteúdo for marcado, não poderá ser promovido.

O Facebook também eliminou a capacidade de falsificadores fazerem paródias com os nomes de domínio de publicações reais.

O Facebook enfrentou críticas duras por não conseguir conter notícias falsas na corrida presidencial dos Estados Unidos.

LEIA MAIS:

- WhatsApp, Messenger, SMS: Como é estar conectado aos amigos 24 horas por dia

- Estes 5 casais vão fazer você acreditar que namorar à distância dá certo, sim

- Morre cachorro Ninão, fenômeno nas redes sociais: 'Trouxe alegria a todos que pode alcançar'