NOTÍCIAS
15/12/2016 12:10 -02

'Black Mirror': Projeto fotográfico expõe a falta de diversidade racial no mercado da moda

black mirror7

Em outubro do ano passado, Viola Davis deixou uma mensagem poderosa ao mundo durante seu discurso de agradecimento pelo seu primeiro Emmy: “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade”.

Foi sobre essa ausência de oportunidade que a modelo Deddeh Howard se debruçou em um criativo projeto visual feito em parceria com o fotógrafo Raffael Dickreuter.

black mirror

Batizado de Black Mirror (“Espellho Negro” em inglês), o projeto reúne fotografias de campanhas publicitárias recentes protagonizadas por Deddeh em vez de modelos brancas famosas, como Kendall Jenner, Gigi Hadid e a brasileira Gisele Bündchen.

black mirror 2

O nome faz referência à série distópica da Netflix, mas também explica o posicionamento da modelo – que parece sempre estar em um espelho em relação às colegas.

Nascida na Libéria, Deddeh conta que, enquanto crescia, se perguntava por que grandes marcas, como Gucci, Chanel, Louis Vitton, Guess e muitas outras, raramente usavam modelos negras nas campanhas em sua terra natal.

black mirror

"Há a Tyra Banks, a Naomi Campbell e talvez a Iman, mas elas são a exceção à regra. As meninas negras são quase invisíveis para a indústria da moda. Há umas aqui e ali, mas nunca pareceu ser algo relevante.”

À BBC, a modelo falo sobre a intenção de seu projeto fotográfico:

"Espero mostrar ao mundo que está na hora de todos nós termos visibilidade.

black mirror3

Para ela, o mundo moderno ainda não é refletido pelas campanhas publicitárias e as grandes empresas de moda é que são as culpadas disso.

"Vivemos em um mundo globalizado, com muitos casais interraciais gerando bebês miscigenados. Por que as grandes marcas não abraçam mais nossa diversidade e conferem visibilidade a todos nós?"

black mirror4

A modelo africana acredita que a presença de negros em comerciais e outdoors é tão importante quanto a existência de um presidente como Barack Obama.

"Só conseguiremos inspirar a próxima geração a batalhar por seus sonhos se eles acreditarem que também conseguirão concretizá-los.”

black mirror5

Ela ainda revelou algumas situações de bastidores que já viveu, nas quais agências dizem que ela "tem um visual incrível e que gostariam de contratá-la, mas que já têm uma modelo negra.”

black mirror6

Deddeh questiona esse posicionamento do mercado fashion:

"Como assim? Será que falaram a mesma coisa para as 50 ou 100 modelos brancas que eles também já têm? É bizarro quando ouço isso. Parece ser suficiente ter uma ou duas modelos negras no catálogo para representar todas nós."

LEIA MAIS:

- 12 youtubers negras que estão empoderando mulheres na internet

- 21 personalidades negras pelas quais somos MUITO gratos este ano