ENTRETENIMENTO

6 dicas de aplicativos para começar a ler em plataformas digitais

15/12/2016 16:13 -02 | Atualizado 15/12/2016 16:13 -02
Reprodução/Youtube

Há quem diga que não há experiência igual a de ler um livro impresso. No entanto, a leitura em plataformas digitais – e cada vez mais populares –, como Kindle, smartphones, Kobo e tablets tem muitas vantagens.

Entre elas, está a clássica de que, ao invés de carregar com você apenas um livro, você pode carregar dezenas de títulos em um único dispositivo, limitado apenas pela capacidade de memória. Além disso, os preços tendem a ser bem mais amigáveis; e a portabilidade garante que você possa levá-los a todo lugar.

Segundo a edição deste ano da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da Fundação Pró-Livro e do Instituto Ibope Inteligência, 41% dos brasileiros já ouviram falar dos livros digitais – trata-se de um aumento de 11% em comparação aos dados de 2011.

Desta amostra, 26% afirmou já ter lido livros em suportes digitais. Da população de leitores assíduos, 34% declararam já ter lido em mídias digitais.

Otavio Marques da Costa, publisher da Companhia das Letras, crê que o leitor frequente consome tanto o impresso quanto o digital.

“O que explica a estabilização no mercado de e-books em língua inglesa é essa relação de apego com o livro físico”, disse em entrevista ao HuffPost Brasil.

Mas se você tem a intenção de experimentar a leitura em plataforma digitais, saiba que a qualidade dela nunca foi tão boa quanto hoje – e se você já lida facilmente com as tecnologias atuais, tem isso a seu favor, para começar.

Dependendo da circunstância, o e-book pode ser o mais adequado para as suas necessidades. Carregar dezenas de títulos em apenas um aparelho pode ser mais vantajoso do que colocar dezenas de livros na mala de viagem, por exemplo.

O HuffPost Brasil preparou uma lista de aplicativos super úteis para quem lê em plataformas digitais. Eles podem ajudar você a fazer a transição para esse mundo paralelo ao papel e, quem sabe, se aprofundar nele.

  • "Netflix de e-books"
    Tim Robberts via Getty Images
    O Scribd e o Kindle Unlimited são serviços que funcionam como "Netflix de livros digitais": você assina e tem acesso a uma imensidão de títulos. A diferença entre ambos, basicamente, é que o primeiro tem o catálogo com livros em inglês, e o segundo, em português. Se você quiser testá-los antes de aderir a qualquer assinatura, os dois oferecem períodos gratuitos de uso.

    Scribd: Android/iOS
    Kindle Unlimited: Kindle/Android/iOS
  • Estantes virtuais
    Steven Errico via Getty Images
    A satisfação de ter as leituras todas organizadinhas é sem igual para quem ama ler. As redes sociais Goodreads (em inglês) e Skoob (em português) são ótimas para isso. Nelas, você pode marcar os livros que já leu, dar uma nota a eles e marcar aqueles (incontáveis) que você quer ler. No Goodreads você encontra desde uma edição de 1951 de O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, até lançamentos ainda inéditos. O Skoob, por sua vez, é útil para encontrar títulos nacionais. Ambas as redes também oferecem informações a respeito dos livros: data de publicação, quantidade de páginas, editora responsável e por aí vai.

    Goodreads: Android/iOS
    Skoob: Android/iOS
  • Para ler depois
    Carlina Teteris via Getty Images
    Se além de livros e quadrinhos você curte ler na internet notícias, blogs, colunas etc, a sugestão é usar o Pocket. Nele, você pode salvar suas leituras, seguir amigos e usar a extensão dele para desktop, de onde você pode salvar links que estarão disponíveis quando acessar o app pelo celular. Boa opção para organizar os links de seu interesse, inclusive em uma pastinha de favoritos.

    Android/iOS
  • Para ler quadrinhos
    RyanJLane via Getty Images
    É claro que não podíamos nos esquecer deles. Há vários aplicativos de serviços que oferecem muitas opções de leitura, então, selecionamos para você quatro dos mais elogiados e usados. Entre eles, apenas o Cosmic, infelizmente, é o único com títulos em língua portuguesa – o serviço é brasileiro. Se você encara leituras em inglês, os outros podem cair como uma luva – o acervo deles é enorme.

    Quadrinhos:
    Cosmic: Android/Mac OS X/Windows/Linux
    ComiXology: Android/iOS/Kindle

    Mangás:
    Crunchyroll: Android/iOS
    Manga Rock: iOS
  • Para incentivar crianças a ler
    Yuri_Arcurs via Getty Images
    O Leiturinha Digital pode ser uma boa ajuda para pais que querem incentivar os filhos a lerem. O catálogo do serviço tem livros para crianças de zero a 12 anos e eles oferecem curadorias feitas por psicólogos, pedagogos e pais. Conteúdos audiovisuais elaborados para colaborar com o desenvolvimento dos pequenos e assinaturas que permitem receber kits de livros em casa também fazem parte do Leiturinha Digital.

    Android/iOS/Desktop
  • Para conhecer o significado de palavras novas
    Plume Creative via Getty Images
    Quem nunca precisou interromper a leitura para verificar o significado de uma palavra? O dicionário da língua portuguesa Priberam pode te ajudar nisso. Se você estiver lendo em outras línguas, o Google Tradutor quebra seu galho. Ambos são práticos no uso.

    Priberam: Android/iOS
    Google Tradutor: Android/iOS


Boa leitura! ;)

LEIA MAIS:

- 'Tarântula', 'Crônicas' e 'The Lyrics': Os livros de Bob Dylan que você precisa ler

- Amor e vingança: Margaret Atwood atualiza clássico de Shakespeare, 'A Tempestade'

- Escritor negro marginalizado, Lima Barreto será homenageado na Flip 2017