NOTÍCIAS

Extensão do Google Chrome ressalta nomes de políticos 'ficha-sujas'

09/12/2016 16:22 -02 | Atualizado 09/12/2016 16:22 -02
HuffPost Brasil

Se você tinha dúvidas sobre a ficha de algum político, este novo plug in do Google Chrome vai te ajuda. Agora, todos os nomes que já foram barrados na Lei da Ficha Limpa vão aparecer com destaque na cor roxa enquanto você pesquisa na internet.

A extensão recebeu o nome de "Vigie Aqui" e foi desenvolvida pelos mesmos responsáveis do Instituto Reclame Aqui. Para usá-la é muito simples, basta acessar ao site e fazer o download.

Na lista do Vigie Aqui estão inclusos os nomes de todos os deputados federais e senadores com mandato em exercício. Ao pesquisar por Renan Calheiros, por exemplo, o nome do político aparece na cor destacada e tem uma breve explicação das investigações que ele responde.

O objetivo do grupo é monitorar a conduta dos político e nos próximos meses deve ser lançado uma versão atualizada do plug in com os nomes do legislativo e do executivo.

Sancionada em 2010, a Lei da Ficha Limpa surgiu da iniciativa popular e altera questões que afetam a elegibilidade de candidatos a cargos políticos.

De acordo com o Politize, a lei pretende impedir a eleição de pessoas que realizam práticas ilícitas, que foram condenadas por crimes, que tenham processos em andamento na Justiça Eleitoral, entre outros motivos.

LEIA MAIS:

- PMDB e PSDB lideram - com folga - candidatos barrados na Ficha Limpa

- Projeto de Lei quer barrar candidatura de políticos condenados pela Lei Maria da Penha