ENTRETENIMENTO

A maior arma de Dayse contra o machismo no 'MasterChef' foi o bom humor

07/12/2016 13:34 -02 | Atualizado 07/12/2016 13:34 -02

A primeira edição do MasterChef Profissionais, exibida pela Band, mostrou ao Brasil que, infelizmente, o machismo também está impregnado nas cozinhas profissionais.

Foi por meio da chef Dayse Paparoto, finalista na competição com Marcelo Verde, que os telespectadores se deram conta de como o tratamento a uma profissional na cozinha pode ser hostil pelo simples fato dela ser mulher.

Ao longo do programa, a participante foi alvo de comentários grosseiros e atitudes sexistas de diferentes adversários homens. Ela teve a presença ignorada por colegas de grupo em provas, foi considerada menos competente e chegou a ser instruída varrer o chão em vez de cozinhar durante uma das tarefas.

Uma compilação em vídeo desses e de outros momentos infelizes durante o reality culinário gerou repercussão nas redes sociais, nos últimos dias, deixando muita gente indignada.

Assista no player abaixo:

É fato que para chegar à final do MasterChef Profissionais, Dayse teve de enfrentar um adversário a mais. No entanto, foram poucos os momentos em que ela se deixou abalar. Pelo contrário, com talento e competência, ela surpreendeu adversários, espectadores, além dos jurados ao apresentar pratos e desempenhos de alto nível, por vezes, improváveis.

Mas seu grande trunfo (ou arma de defesa) foi o bom humor durante os episódios machistas dentro do programa. Trunfo esse, muito provavelmente, conquistado a base de muitos outros tristes episódios dentro e fora da cozinha.


Vinda de uma família de classe média baixa, Dayse se mudou sozinha de Mogi das Cruzes para São Paulo ao 19 anos. E trabalhou em restaurante renomados, incluindo Laurent Suaundeau, Do Cuochi e Buffet Fasano. Neste último, foi a única chef mulher entre 25 chefs homens. Hoje, ela é chef no restaurante Feed Food, Pinheiros.

Na próxima semana, a resiliência de Dayse poderá ser coroada com a vitória no MasterChef Profissionais. E se depender da gigantesca torcida aqui fora, será muito bem coroada.

Veja a torcida no Twitter:

LEIA MAIS:

- 'MasterChef Profissionais': Talento e criatividade dos participantes 'humilham' espectadores

- 'MasterChef': Paola Carosella entra em discussão épica sobre machismo com fãs do programa