NOTÍCIAS

Trump escolhe ex-adversário Carson como secretário da Habitação

05/12/2016 15:26 -02 | Atualizado 05/12/2016 15:26 -02
Steve Marcus / Reuters
Ben Carson listens to a question from a reporter during a campaign stop in Las Vegas, Nevada, U.S. February 23, 2016. REUTERS/Las Vegas Sun/Steve Marcus/File Photo TPX IMAGES OF THE DAY

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o neurocirurgião aposentado Ben Carson, rival na corrida presidencial republicana transformado em aliado, como secretário da Habitação e do Desenvolvimento Urbano, anunciou a equipe de transição de Trump nesta segunda-feira (5).

"O doutor Carson é um líder nacional destacado que superou sua juventude conturbada na cidade de Detroit e se tornou um neurocirurgião de renome que atuou como diretor de neurocirurgia pediátrica no Hospital Johns Hopkins de Maryland", informou a equipe de transição de Trump em um comunicado anunciando a nomeação.

Carson, que assim como Trump jamais exerceu um cargo público nem tem experiência de governo, disse recentemente que não estava interessado em servir na gestão do magnata por não ter experiência no governo federal.

Mas, ao aceitar a indicação, Carson disse: "Sinto que posso fazer uma contribuição significativa, particularmente ao fortalecer as comunidades mais necessitadas".

"Ben Carson tem uma mente brilhante e defende com paixão o fortalecimento das comunidades e das famílias dentro destas comunidades", disse Trump no comunicado.

Carson, de 65 anos, foi um alvo frequente de seu novo chefe durante a campanha, mas se tornou um de seus apoiadores negros mais destacados depois que Trump conquistou a indicação presidencial republicana.

Carson irá comandar uma secretaria cuja missão tem sido ajudar pessoas de baixa e média renda a encontrarem um lar. O departamento também tem um programa dedicado a substituir áreas de habitação popular problemáticas por vizinhanças de renda variada.

A secretaria também supervisiona a concessão de hipotecas e outros programas habitacionais.

LEIA MAIS:

- 'Eles são ricos porque sabem fazer dinheiro', diz Trump sobre sua equipe de governo

- Donald Trump diz que presidência dá 'mais trabalho que imaginava'

- Quase metade dos eleitores de Trump crê que brancos são vítimas de discriminação