NOTÍCIAS

'Combate ao Racismo no Brasil' é o tema da redação da segunda edição do Enem 2016

04/12/2016 13:50 -02 | Atualizado 04/12/2016 13:50 -02
Getty Images

Após abordar o violência contra a mulher na redação do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 propôs refletir sobre a intolerância religiosa na primeira prova do Enem 2016. Agora, o tema da redação da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano é “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) neste domingo (4) pouco antes do início da prova, às 13h.

A prova ocorre para 277.624 candidatos que não puderam fazer o primeiro exame nos dias 5 e 6 de novembro devido a ocupações estudantis em alguns locais de prova pelo Brasil.

Os inscritos devem elaborar um texto argumentativo de até 30 linhas com uma proposta de intervenção social para a situação-problema apresentada. A proposta defendida pelo candidato deve, obrigatoriamente, respeitar os direitos humanos. A duração total do segundo dia de prova é de cinco horas e 30 minutos

Neste sábado (3), os candidatos tiveram quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas os candidatos precisaram desenvolver respostas de questões que tratavam de sustentabilidade, meio ambiente, movimentos trabalhistas, colonização, capitalismo, racismo e história do período colonial.

A avaliação começou às 13h30 (horário de Brasília) e, duas horas depois, às 16h30, alguns estudantes já começaram a deixar os locais de provas.

O resultado será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

LEIA MAIS:

- Hoje é dia de redação no Enem! Estas são as 10 melhores dicas da Internet para você arrasar no texto

- Teve feminismo no 1º dia de provas do Enem e internet só sabe falar disso

- O dia em que minha consciência negra despertou

- Com fim do racismo e melhor educação, assassinatos no Rio cairiam 30%