ENTRETENIMENTO

Bob Dylan não vai receber Nobel em Estocolmo: 'Outros compromissos tornam isso impossível'

17/11/2016 12:22 -02
Reuters Photographer / Reuters
FILE PHOTO 16JUL94 - Legendary singer/songwriter Bob Dylan has called off a European tour after being admitted to a New York hospital suffering from a potential life-threatening infection, his publicists said May 28. Dylan, 56, had been admitted last weekend suffering from severe chest pains and was diagnosed as suffering from a potentially fatal infection which creates swelling in the sac which surrounds the heart, according to the publicists. DYLAN

Bob Dylan não irá receber seu Nobel de Literatura em Estocolmo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela Academia Sueca em comunicado citado pela agência Associated Press.

Todo ano, em 10 de dezembro, os vencedores recebem o prêmio das mãos do rei da Suécia durante uma cerimônia na sede do governo e fazem um discurso. De acordo com a Academia, Dylan afirmou que “gostaria de receber o prêmio pessoalmente, mas outros compromissos tornam isso impossível, infelizmente”.

A declaração do artista dá fim há um período de silêncio e incertezas em relação ao prêmio. Em 13 de outubro, ele foi anunciado como ganhador do Nobel “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana". E demorou para se pronunciar.

A entidade responsável pela premiação chegou a divulgar um comunicado dizendo que, após várias tentativas, havia desistido de entrar em contato com Dylan. Inconformado, um dos integrantes da Academia, o escritor Per Westberg, chamou Dylan de “grosseiro e arrogante”.

Em entrevista ao jornal The Telegraph, após duas semanas de silêncio, o cantor e compositor comemorou a honraria: "Se eu aceito o prêmio? É claro”, disse. "A notícia sobre o Prêmio Nobel me deixou sem palavras. Eu agradeço muito por essa homenagem”, completou.

Ao jornal britânico, ele chegou a dizer que, se fosse possível, iria à premiação.

Segundo a Associated Press, a Academia disse que “respeita a decisão de Dylan”, acrescentando que a decisão do artista é “incomum, mas não excepcional”.

Esta não é a primeira vez que um vencedor do prêmio deixa de recebê-lo na cerimônia oficial. De acordo com o G1, em 2004, o dramaturgo e escritor austríaco Elfriede Jelinek optou por ficar em casa, sob a justificativa de uma fobia social.

Mas nem tudo está perdido para Bob Dylan.

A Academia Sueca deixou claro que o prêmio (cerca de 900 mil dólares) continua sendo do cantor e compositor. No entanto, de acordo com o regulamento, ele tem o prazo de seis meses para recebê-lo após data da cerimônia.

LEIA MAIS:

- Suplicy reagiu exatamente como todo mundo achava que ele reagiria ao Nobel de Bob Dylan

- Saiba quais livros de Bob Dylan, o Nobel da Literatura, serão lançados no Brasil; Leia trechos