NOTÍCIAS

Mundo acorda em choque com vitória de Donald Trump

09/11/2016 06:55 -02 | Atualizado 09/11/2016 06:55 -02
Win McNamee via Getty Images
NEW YORK, NY - NOVEMBER 08: A woman reacts as she watches voting results at Democratic presidential nominee former Secretary of State Hillary Clinton's election night event at the Jacob K. Javits Convention Center November 8, 2016 in New York City. Clinton is running against Republican nominee, Donald J. Trump to be the 45th President of the United States. (Photo by Win McNamee/Getty Images)

O que para muitos parecia impossível aconteceu nas eleições americanas nesta quarta-feira (9): o bilionário Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Quando se lançou como pré-candidato à presidência, pouca gente acreditava que Trump - um magnata sem nenhuma experiência política, mas com uma carreira sólida como apresentador de TV além de dono de um império de empreendimentos - fosse ser nomeado candidato. Mesmo quando já era o nome certo, durante a campanha, Trump foi duramente criticado por conta de suas declarações machistas, racistas e xenófobas.

Entre as promessas de campanha de Trump, estavam a construção de um muro na fronteira dos EUA com o México, a deportação de milhões de imigrantes e a proibição da entrada de muçulmanos no país.

Temendo a incerteza econômica e política que a vitória de Trump pudesse causar, o dólar começou a despencar durante a madrugada desta quarta-feira (9), derrubando os mercados acionários da Ásia.

Por esses motivos, muitos simplesmente não conseguiam acreditar quando a apuração dos votos já indicava a vitória do republicano:

"Eu não consigo acreditar que isso está acontecendo"

"Acabei de ver pessoas chorando nas ruas de NY por medo genuíno. É como Cloverfield mas menos divertido e mais deprimente"

"Como ele está realmente ganhando? Eu achei que fosse uma brincadeira esse tempo todo"

"Donald Trump não deveria ganhar na Flórida. Donald Trump acaba de ganhar na Flórida"

"Eu não acredito que a América está morrendo esta noite"

"A democracia está falhando em todo o mundo. O conceito falhou. #EleiçãoEUA2016 claramente mostra isso. #Brexit mostrou isso também. #ElectionNight"

"Estou com medo do mundo em que vivemos"

E o sentimento nas redes sociais apenas se intensificou após Trump ser confirmado o novo presidente dos Estados Unidos.

"O ódio venceu. O medo venceu. O racismo venceu. Sexismo ganhou. Homofobia venceu. Preconceito venceu. Rezando por vocês!"

"O pior pesadelo da América era o 11/9. Agora é o 9/11"

"Os EUA fizeram seu próprio Brexit com a surpreendente vitória de Trump provando que nada é impossível"

LEIA MAIS:

- Por que Donald Trump abriu a bandeira LGBT de cabeça para baixo

- Esta eleição não é sobre política. É sobre a opinião dos EUA sobre as mulheres