NOTÍCIAS

Atenção, candidato do Enem! Não vire notícia neste sábado: saia com antecedência de casa

05/11/2016 10:25 -02
Tomaz Silva/Agência Brasil

Chegou o grande dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Está na cama ainda lendo esta notícia? Levante agora, tome aquele banho e saia com antecedência de casa. A gente não quer que você vire notícia com os portões fechados das escolas. Nas cidades com horário de verão, os portões abrem a partir do meio-dia. Evite qualquer improviso.

Você já estudou tanto durante o ano letivo e agora é hora de colocar o conhecimento em prática. Depois de sair com antecedência, cheque se você está levando todos os itens necessários para fazer a prova e lembre--se de deixar outros em casa.

Separamos algumas dicas para os candidatos do Enem:

1) Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. Sempre leve mais de uma - por precaução. Deixe os lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares em casa porque eles não são permitidos. Também e aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.

2) No local de prova, apresente o seu documento de identidade original. Perdeu a identidade? Sem stress. Leve o boletim de ocorrência. Outros documentos também são válidos: RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista.

3) Leve sempre uma água e um lanche leve nos dias de prova. O Enem é muito longo e sempre pode bater aquela fome no meio da prova.

4) E por favor: não tire selfies! Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e radiotransmissores também não serão permitidos, assim como livros e anotações. Estes itens são lacrados pelo fiscal num porta-objetos, que deverá ficar guardado sob a cadeira até o fim da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa.

5) A prova tem duração de 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo. Para levar o caderno de questões para casa, o participante deve deixar a sala de provas em definitivo nos últimos 30 minutos. E o candidato só pode deixar o local de prova duas horas depois do começo da mesma.

Boa sorte, pessoal! Estamos torcendo por vocês.