NOTÍCIAS

Este restaurante de NY teve a ideia genial de empregar vovós no lugar de chefs na cozinha

28/10/2016 10:36 -02 | Atualizado 28/10/2016 10:36 -02
Reprodução/Facebook

"Quando cresci, eu percebi que a minha avó tinha sido a base da nossa cultura familiar e da nossa identidade. Eu descobri que, como ela, milhões de avós de todo o mundo deixam essas influências para os seus netos."

Foi com essa ideia e nove anos após se despedir da sua Nonna Domenica que Joe Scaravella teve possivelmente a melhor ideia do mundo da gastronomia: abrir um restaurante em que, no lugar de chefs de cozinha, vovós de todo o mundo são as responsáveis pelo cardápio.

A Enoteca Maria fica em Staten Island, Nova York, e começou com um anúncio no jornal.

Scaravella sentia a necessidade de se reaproximar das memórias de sua nonna e decidiu procurar senhoras italianas que topassem cozinhar pratos regionais.

"Eu ainda estava construindo o restaurante e por isso pedi para que elas viessem cozinhar em minha casa. E elas trouxeram pratos e também seus maridos e alguns netos de quem estavam tomando conta. A coisa toda foi como um filme de Fellini“, contou Scaravella ao site Oddity Central.

Após o anúncio, ele conheceu as primeiras cozinheiras. Doze anos depois, o restaurante já conta com uma equipe rotativa de cerca de 30 mulheres de países diferentes, como Nigéria, Argélia, Agentina e República Tcheca.

As vovós se revezam para cozinhar pratos típicos de suas respectivas regiões e o cardápio do restaurante é sempre uma surpresa.

A ampliação do 'staff' faz parte do dia a dia do restaurante. Sempre que Scaravella comenta sobre o conceito do empreendimento com seus clientes e conhecidos, ele recebe indicações da "vovó com o melhor tempero de todos".

Além do restaurante, o proprietário criou o livro virtual 'Nonnas do Mundo'.

"É um livro de receitas em que qualquer pessoa ao redor do mundo pode deixar o registro de uma pequena biografia de sua avó, 3 fotos e uma receita (escrito em sua língua nativa). Para mim, este livro vai se tornar a mais extensa coleção de receitas das avós, das suas linguagens e memórias particulares. É um testemunho da cultura da culinária de pessoas comuns de todo o mundo", explica em apresentação no site do restaurante.

LEIA MAIS:

- Barbeiro inglês oferece corte gratuito de cabelo para moradores de rua

- A história da professora que doou o rim para sua aluna

- Estes heróis da vida real posaram em um ensaio fotográfico para ajudar cachorrinhos abandonados