ENTRETENIMENTO

Matteo, de 8 anos, explica para você porque não existem 'coisas de menino' e 'coisas de menina'

24/10/2016 12:01 -02 | Atualizado 24/10/2016 12:01 -02
Reprodução/Facebook

Matteo Brandão Procópio é uma criança de 8 anos, mas quando o assunto é igualdade de gênero e respeito à identidade de cada pessoa, sua maturidade é maior que a de muitos adultos por aí.

Em um vídeo publicado pelo canal do médico Dráuzio Varela, o menino fala sobre as diferenças entre meninos e meninas, tratando questões consideradas tabus com naturalidade e clareza. “Todo brinquedo é de menina e de menino”, diz o pequeno em um dos trechos.

No vídeo, Matteo aparece vestindo uma camiseta cor-de-rosa. Ele justifica sua escolha dizendo:

"Eu tô usando uma camiseta com uma cor que as pessoas falam que é de menina. E se elas falarem que você é menina por causa disso, deixa pra lá e faça o que você quiser."

Em outro trecho, o menino revela que gosta de brincar com seu boneco do Batman de casinha. E que também gosta de brincar de cozinhar com ele. Quando questionado sobre o que cozinha, ele disse: “Churrasco”.

Ao falar de sua prima Rafaela, Matteo revela que a pequena tem fama de 'moleca' porque fica correndo pra lá e pra cá. No entanto, em mais uma pequena lição de respeito à identidade alheia, ele não vê problema algum em uma menina fazer essas coisas. "Ela pode ser princesa, pode ser maloqueira, pode ser o que ela quiser", afirma.

Assista ao vídeo:

As declarações de Matteo sobre assuntos que geralmente esbarram em desinformação, preconceito e desrespeito ganharam o coração dos espectadores. Dezenas de pessoas elogiaram tanto o pequeno, quanto os responsáveis por sua educação.

Veja os melhores comentários:

LEIA MAIS:

- Dica de Drauzio Varella para os homofóbicos

- É oficial: Mônica encampa HeForShe para lutar por empoderamento feminino