NOTÍCIAS

Homem negro é preso nos Estados Unidos apenas por andar na rua

16/10/2016 20:37 -02 | Atualizado 16/10/2016 20:37 -02
Reprodução

Um vídeo circulou na internet neste fim de semana mostrando um homem negro sendo preso pela polícia na cidade de Edina, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. O motivo: andar no meio da rua. Ele passou por um prédio em construção, que estava ocupando a calçada e precisou percorrer parte do percurso pela linha branca da rua. Foi o suficiente para ser abordado.

Em sete minutos de vídeo, um policial aparece agarrando ele pelas costas, visivelmente para não deixá-lo fugir. "Você estava caminhando no meio da rua", argumentou o policial. "Eu estava apenas na linha branca", respondeu o homem. "Você não pode me segurar desse jeito", complementou.

A mulher que estava filmando a prisão repetidamente sugere ao policial que, em vez de prendê-lo, mostre ao homem por onde caminhar. "Ele está assustado", disse ela. "É porque ele é negro", afirmou. A mulher foi identificada como Janet Rowles.

A prefeitura de Edina se pronunciou sobre o caso e confirmou que a calçada por onde o homem tentava passar estava bloqueada por causa das obras, mas disse que o vídeo mostra apenas um pedaço da história.

"O policial se dirigiu até o homem e apitou para ele na tentativa de avisá-lo que ali era um local perigoso. O homem, que estava com fones de ouvido, olhou para o policial e, mesmo assim, continuou andando pela rua. O policial, então, o seguiu de carro, repetindo para sair da rua. Mesmo assim, ele continuou a caminhar."

Após o episódio, A Associacão Nacional para o Progresso de Pessoas Negras dos Estados Unidoos emitiu um comunicado classificando o comportamento do policial de "desumana e degradante"

O Departamento de Polícia de Minnesota preferiu não comentar o caso. O homem preso não foi identificado.