NOTÍCIAS

Nova fase da Operação Lava Jato prende ex-presidente da OSX e investiga Eike Batista

22/09/2016 12:45 BRT | Atualizado 22/09/2016 12:45 BRT
Bloomberg via Getty Images
Brazilian billionaire Eike Batista speaks at the Sao Paulo Stock Exchange (BM&FBovespa SA) in Sao Paulo, Brazil, on Monday, March 22, 2010. OSX Brasil SA, Batista's oil-services and shipbuilding company, fell as much as 10 percent in its first day of trading after slashing the size of its initial public offering to lure investors. Photographer: Marcos Issa/Bloomberg via Getty Images

A Polícia Federal deteve hoje (22), o ex-presidente da OSX, Luís Eduardo Carneiro, que se encontra na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

O mandado de prisão temporária faz parte da 34ª fase da Operação Lava Jato. Outros três mandados foram cumpridos em Niterói, região metropolitana, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e São João da Barra, norte do estado.

A 34ª Fase da Operação Lava Jato, chamada de Arquivo X, investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo obras da Petrobras para exploração de petróleo no pré-sal e já resultou na prisão temporária do ex-ministro a Fazenda Guido Mantega.

Ao todo, estão previstos 13 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva no Rio de Janeiro.

Pela manhã, policiais federais fizeram busca e apreensão de documentos na OSX, empresa de Eike Batista, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O empresário não é um alvo específico da nova fase da Lava Jato, mas é investigado na operação.

Em depoimento expontâneo, Eike narrou fatos e apresentou provas como testemunha e não como colaborador, segundo membros da força-tarefa que concederam entrevista coletiva em Curitiba.

Eike, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, disse aos procuradores ter recebido pedido de Mantega para que fizesse pagamento de R$ 5 milhões no interesse do PT.

Com informações da Agência Brasil e Reuters.

LEIA MAIS:

- Ministério Público Federal diz que detenção de Mantega em hospital foi 'coincidência infeliz'