ENTRETENIMENTO

Caetano Veloso é o artista mais completo da música brasileira segundo Billboard Brasil

21/09/2016 16:36 -03 | Atualizado 21/09/2016 16:36 -03
FRANCOIS GUILLOT via Getty Images
Brazilian singer Caetano Veloso performs on stage during the Brazilian Cultural Festtival 'Lavage de la Madeleine' on September 2, 2016 in front of the Madeleine church in Paris. / AFP / FRANCOIS GUILLOT (Photo credit should read FRANCOIS GUILLOT/AFP/Getty Images)

A edição brasileira da revista Billboard divulgou nesta quarta-feira (21) uma lista com os 50 artistas mais completos da música brasileira. Para chegar a esses nomes, a publicação convidou 12 críticos e profissionais da música para votaram no músico mais completo da história.

Caetano Veloso figura no topo da lista. E não é para menos. Considerado um dos pilares na música popular brasileira, o artista baiano tem mais de 50 anos de carreira, 48 discos e 5 Grammys.

Os membros do júri deram notas de zero a dez para sete quesitos de cada artista: voz, capacidade de reinvenção na carreira, quantidade de hits, carisma, presença de palco, versatilidade e relevância da obra.

Na lista, depois de Caetano Veloso aparecem respectivamente Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee e Elis Regina.

O editor da Billboard no Brasil, Marcos Lauro, revelou à Folha de S. Paulo que ficou surpreso com a posição da cantora Elis Regina (5º lugar) e de Chico Buarque (7º lugar) na lista:

“Ela morreu em 1982, já faz um certo tempo, e mesmo assim o que ela fez teve força suficiente pra ser bem votado e chegar num top 5. Chico é um artista multimídia e esse é um dos quesitos. A versatilidade é muito grande, mas não foi capaz de alavancá-lo.”

O jornalista ainda sentiu falta de nomes do universo pop, como Anitta:

“[...] Eu esperava Ivete ou Anitta aparecendo entre as 10. Ivete é a maior artista do país no momento, é versátil, canta muito. Teria todos os quesitos para estar entre os dez. Anitta canta, atua, faz TV... Também é completa, nesse sentido.”

Os 10 primeiros do ranking são:

1º) Caetano Veloso

2º) Gilberto Gil

3º) Ney Matogrosso

4º) Rita Lee

5º) Elis Regina

6º) Jorge Ben Jor

7º) Chico Buarque

8º) Tim Maia

9º) Raul Seixas

10º) Maria Bethânia

A lista dos 50 nomes está no site da Billboard Brasil.

LEIA MAIS:

- Adele faz homenagem no aniversário de Amy Winehouse: 'Devo 90% da minha carreira a ela'

- 10 vezes em que Dascha Polanco representou lindamente a beleza plus size