NOTÍCIAS

Canadá pode conceder residência para trabalhadores estrangeiros mais facilmente, diz ministro

12/09/2016 11:40 -03 | Atualizado 12/09/2016 11:40 -03
Grant Faint via Getty Images
Canada Roger's Pass, rocky mountains.

O Canadá pode tornar mais fácil a obtenção de residência permanente e eventual cidadania para trabalhadores temporários estrangeiros, afirmou o ministro da Imigração, John McCallum, neste domingo.

Falando em um programa da CTV Television, McCallum não deu detalhes sobre o tema, acrescentando que estava à espera de um relatório parlamentar sobre o assunto a ser apresentado em setembro.

O governo liberal do Canadá disse estar reformulando o programa que promove a ida para o país de trabalhadores que frequentemente estão em cargos de baixa qualificação.

Os sindicatos locais têm criticado o programa por comprimir os salários e afetar os empregos para canadenses, e trabalhadores e grupos de defesa queixaram-se de condições e violações de direitos.

Os trabalhadores já têm caminhos para a obtenção de residência permanente, criticados como muito difíceis.

Quando perguntado se o Canadá irá considerar afrouxar as regras, McCallum disse que o governo "está certamente considerando a oferta de um caminho para a residência permanente" para os trabalhadores.

"Nós pensamos que aqueles que vêm, em geral, devem ter um caminho para a residência permanente mais do que é o caso hoje", afirmou.

LEIA MAIS:

- Canadá: O ministério mais legal do mundo – 50% são mulheres, tem astronauta e vencedor do Nobel

- Canadá vai propor lei para descriminalizar consumo recreativo de maconha